Como ganhar dinheiro com blog? Carla Lemos te conta

Mercado de blogueiras

Foto: Catharina Apolinário

Na última década cresceu consideravelmente o número de internautas que mantém blogs. Os temas são dos mais variados. Vão de semana de moda até artes marciais mistas. Garotas talentosas têm até ganhado dinheiro com a cobertura de eventos e tendências fashion.

Mas como transformar uma página de web em branco em um blog de sucesso? Alguns ingredientes são indispensáveis. Carla Lemos, criadora do prestigiado blog Modices começou sua trajetória de blogueira em 2007. Desde então se dedica diariamente ao projeto. O reconhecimento veio quando o endereço foi eleito um dos três melhores blogs de moda do país.

A jovem de 27 anos (ou vintes e poucos como ela mesma diz), contou que fundou o Modices devido à sua vontade de falar de moda de um jeito acessível e carioca. Mas nada foi simples, pelo menos no início. "O blog exigiu muito trabalho e paciência", conta Carla. No começo, ela até chegou a investir dinheiro no blog. "Já tive escritório e tudo, mas hoje prefiro trabalhar de casa", lembra.

Para quem pensa em criar um blog de moda, a carioca alerta: "Não foi nada fácil! Pensei em desistir dezenas de vezes, mas era o que eu queria fazer para viver, então insisti, estudei, mudei, me dediquei e continuo fazendo isso todos os dias". E completou: "Acho que essa é a fórmula para você ter sucesso em qualquer trabalho."

Para manter o Modices Carla conta com uma equipe de três pessoas. "Tem o Vitor, fotógrafo, financeiro e meu sócio (e marido), a Melyssi, minha assistente (que mora em Fortaleza) e, há poucos dias, contratei a Bruna, designer. Ela tinha estagiado comigo em 2009 e voltou agora como diretora de arte", explica.

Mas como ganhar dinheiro com um blog de moda? Carla conta que sempre ganhou dinheiro com o Modices porque ele foi criado com objetivos profissionais. A blogueira explica: "No início eu atuava como stylist então publicava editoriais e comecei a pegar campanhas, editoriais, etc. Cheguei a trabalhar com atrizes, mas há dois anos consegui a ‘independência’ financeira com os anúncios do blog".

O anúncio veio por meio de contatos antigos, anteriores até mesmo ao blog. "Foi natural, quando as agências começaram a investir em blogs me procuraram", ressalta Carla. Sobre os preços a blogueira diz que no início foi eles foram baseados no mercado, mas que hoje ela já tem o seu próprio cálculo. "O blog é uma empresa formal e tem custos de manutenção mensal, como impostos, contador e funcionários", lembra Carla. E a conta tem que fechar no final do mês, né?"

O segredo para quem quer ter seu blog reconhecido é estudar e se dedicar ao projeto, como em qualquer outro trabalho. Carla passou pelos cursos de Moda e Comunicação Social enquanto já se dedicava ao blog.


O layout da página foi criado pela própria blogueira. Porém recentemente ela contratou um designer para assumir as montagens e outras coisinhas. "Cheguei onde estou hoje por conta de muito estudo e perseverança. Nunca fiquei sentada à frente do computador esperando me descobrirem e reconhecerem meu talento. Fui a cursos, conheci gente, me dedicando sempre a fazer um bom trabalho", desabafa.

Carla revela que seu rotina é muito "intensa". "Durmo muito tarde, acordo cedo, sou diretora de redação, editora de moda, redatora-chefe e comercial. São muitas funções pra uma pessoa só (risos)", finaliza.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente