Como escolher o melhor plano para seu celular

Qual o melhor plano para seu celular

Se você pensa que ter um celular pré-pago compensa mais do que pós-pago, se enganou. De acordo com o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), essa não é a melhor opção para economizar com a conta do celular.

Para as pessoas que fazem muitas ligações, é aconselhável optar por um plano pós-pago, pois o valor cobrado por minuto é mais barato. Algumas operadoras têm promoções com taxas mais em conta se a ligação for feita para mesma operadora ou fixo. O ideal é ter a mesma operadora que a maioria de seus familiares e amigos, já que o cliente consegue falar por mais tempo e pagando menos.

Celulares com planos pré-pagos não facilitam tanto assim, pois não têm nenhuma vantagem de ligar para a mesma prestadora de serviços pagando mais barato. Às vezes, se o cliente recarrega com frequência, pode ganhar bônus de mensagens, o que não o ajuda muito.

"Planos pré-pagos são uma boa opção para jovens e adolescentes, pois têm um limite de uso obrigatório e não ultrapassa os minutos concedidos", afirma o economista e engenheiro da empresa Rede All, Dorival Rubens Ferreira Junior. "Para empresários ou pessoas que trabalham com celular, é aconselhável procurar por planos mais vantajosos, ligações por minutos mais em conta, e outras vantagens."

Dorival também faz um alerta: "Evite ao máximo aceitar mudança de planos oferecidos pelas operadoras, pois sempre há um acréscimo no valor da conta e é perigoso. Exemplo: são 20 mensagens grátis, ligações com minutos por 0,25 centavos, etc. E no final do mês o valor a pagar está duas vezes maior."

O economista diz ainda que e importante negociar as vantagens que a portabilidade vai proporcionar, pois a pessoa pode tentar diminuir o valor do novo plano, dizendo que pagava uma quantia "x" na concorrência e, por conta da troca, quer pagar "y".

Não se deve pensar tanto na economia forme explica Dorival. "Hoje em dia muitas facilidades e serviços são fornecidas aos usuários, como acesso ao e-mail, sites, redes sociais, tem até um programa que te proporciona um mapa, tudo através do aparelho celular", lembra. "Então, pagando um pouco a mais, é possível ter certas comodidades que são de bom uso. Porém, antes de fechar qualquer negócio com a operadora, o cliente deve conhecer muito bem as vantagens e desvantagens do plano escolhido, para poder usufruir dos benefícios, uma vez que muita gente não os aproveita, justamente, por não saber que os mesmos existem".


Por mais que pareça inofensivo, celular é uma ferramenta poderosa. É preciso muita cautela na hora de usá-lo, para ambos os planos, principalmente o pós-pago, para a pessoa não se "enforcar" na hora de pagar a conta. Optando por um plano com tarifas baixas, minutos mais baratos para fixo e mensagens mais em conta para a mesma operadora, já é uma maneira de começar a economizar.

Por Caroline Belleze Silvi (MBPress)

Comente