Como economizar na Páscoa

Dicas econômicas para a Páscoa

A Páscoa está chegando e, com ela, viagens, ovos de chocolate para as crianças (e adultos também, claro!), ceias e presentes. Uma confraternização importante que deve ser estimulada pelos familiares. Porém, do ponto de vista financeiro, sabemos que na planilha de gastos geralmente as datas comemorativas não estão no planejamento mensal. O problema é não reservar dinheiro e gastar sem controle. Daí, o que acontece? Gastos imprevistos e não calculados acabam levando às dívidas.

O Instituto DSOP de Educação Financeira dá algumas dicas para não perder o controle das finanças. Primeiro, seria interessante comprar as barras de chocolate e envolver crianças na fabricação dos ovos. Caso não dê para fazer e resolva comprar, dê preferência para ovos caseiros, que costumam ser mais baratos. E evite os grandes.

Ainda de acordo com os apontamentos do instituto, evite levar as crianças na hora das compras. E se for levá-las, não se deixe levar pelos apelos consumistas. Se houver uma pressão por presentes que não caibam no bolso, converse e explique que o ovo de chocolate é um presente. E também é bom que haja um planejamento entre os parentes para que a criança não ganhe mais do que ela irá consumir, evitando o desperdício.


Preferência dos economistas, as compras à vista são as mais indicadas. Se parcelar, o mínimo de vezes possível. Já usar o cheque especial deve estar fora de cogitação.

Por Lívany Salles

Comente