Dinheiro - Clínica Financeira ensina a poupar, planejar e driblar as dívidas

Dinheiro  Clínica Financeira ensina a poupar plane

Esse papo de que as mulheres delegam aos maridos, pais, irmãos, amigos ou parentes do sexo masculino todo o controle de suas finanças está mesmo virando coisa do passado! Investimentos, poupança, planejamento e o drible das dívidas são temas pelos quais elas buscam cada vez mais informações. Não é à toa que formam a maioria do público atendido pela Clínica Financeira, que fica em São Paulo e auxilia pessoas com dúvidas do tipo: onde aplico meu dinheiro? Devo deixar de pagar aluguel para financiar uma casa própria? Como faço para controlar meus gastos? Como juntar dinheiro para ir viajar? De que forma consigo renegociar minhas dívidas?

A Clínica Financeira funciona no bairro da Vila Madalena, mas desde o ano passado percorre vários estados brasileiros, atendendo gratuitamente, durante a Expo Money, evento voltado às finanças pessoais e investimentos.

Os consultores fazem um diagnóstico das receitas, das despesas, e levantam a capacidade de poupar de cada participante interessado. E ainda indicam alternativas do que fazer com o dinheiro que sobra no orçamento doméstico, ajudando a fazer uma projeção do quanto é preciso economizar mês a mês para ter uma aposentadoria tranquila.

"Diferentemente dos homens, as mulheres não se incomodam de perguntar, de mostrar que não têm conhecimento. Ao contrário, querem, sim, aprender cada vez mais a lidar com o dinheiro", diz Fabiano Calil, planejador financeiro e criador do projeto. "Atualmente, observo que muitas ganham mais que seus maridos e também contam com orientação para viver essa situação em paz. Vejo que as mulheres desejam preservar seu patrimônio e por isso são mais cautelosas. Preocupam-se em pagar suas contas em dia e honrar seus compromissos financeiros".

Dicas


De maneira geral, diz Calil, o primeiro passo para o início do planejamento é identificar ganhos, gastos, dívidas, seu patrimônio e seus sonhos. "As mulheres aprendem com facilidade e têm o poder de mudar os hábitos financeiros do lar. Em pouco tempo já nos trazem os resultados das mudanças. E quem aproveita é a família inteira".

Os interessados no atendimento da Clínica podem entrar em contato por meio do endereço: clinica@fabianocalil.com.br

Por Adriana Cocco

Comente