Casamento econômico: só 2,5 mil reais

Casamento com 25 mil reais

Foto: Tetra Images/Corbis

O dia tão esperado por quase toda mulher é o do casamento. Mas até essa data chegar é preciso se preocupar com a lista de preparativos e seus respectivos valores. Mas não há motivos para desespero! É possível economizar e fazer um casamento barato, com o orçamento de R$ 2,5 mil reais (veja a tabela logo abaixo). É isso mesmo, você não está enganada! Sammia Ferreira, criadora do site "Casando sem Grana", ensina como foi a experiência de ajudar a fazer um casamento com esse orçamento. 

"O casamento foi encabeçado pela irmã do noivo. Ela o idealizou em um mês, mas em apenas uma semana o planejou todo. Agendou o sábado no salão de festas de seu prédio, pesquisou e fechou com uma equipe de churrasqueiros a refeição para 30 pessoas e eu, junto com ela e sua mãe, cuidamos da decoração". 

O vestido da noiva foi feito por sua sogra como presente e os custos de cartório arcados pelos noivos. E os pais da noiva custearam as bebidas.

Casamento com 25 mil reais

A decoração de Sammia foi feita da seguinte forma: o tecido foi cortado formando três toalhas de mesa, uma "passadeira" para a mesa do bolo e ainda sobrou alguns pedaços de tecido para mesinhas baixas de centro. Já nos arranjos foram usadas fitas de cetim, gourgurão e renda, além de rosas brancas. Pétalas de rosas foram jogadas no chão da mesa do bolo. Já as bandejas de papelão e plástico com papel rendado apoiaram os doces.

Veja mais dicas para economizar no casamento:

• Convide poucas pessoas

• Troque as alianças em um cartório e leve seus convidados para um almoço;

• Decoração e mesa do bolo obedecem à regra do "menos é mais";

• As lembrancinhas devem ser úteis;

• O vestido da noiva pode ser o mais delicado possível;

• Os noivos devem contar com a ajuda de familiares, amigos e até de assessoras para organizar o dia e contratar fornecedores.

Outra dica para que tudo dê tudo saia mais em conta no dia do seu casamento é você colocar a mão na massa e ajudar a fazer alguns itens. "Lembrancinhas, convites, docinhos, buquê e a própria decoração são possíveis de se fazer em casa e ainda com economia", assegura Sammia.

Você deve sempre fazer um orçamento antes de qualquer coisa. O indicado é sempre ter em mãos mais de três, e não desista do desconto, porque ele sempre é bem-vindo. "Não tenha vergonha de pedir ajuda. Quem está do seu lado irá com certeza querer dar a sua contribuição. E não se esqueça de usar a internet ao seu favor: blogs e ferramentas online de organização financeira e pessoal sempre ajudam nesse momento", finaliza Sammia.

Por Juliana Lopes 

Comente

Assuntos relacionados: dinheiro economia casamento casamento