Casais se preparam mais para aposentadoria

A ONG americana Rand Corporation, afirma que as chances dos casados terem problemas financeiros na velhice são bem menores em comparação aos solteiros. Os dados do levantamento apontam que 45% das pessoas que vivem sozinhas e 20% dos casados podem "falir" ao chegar aos 70 anos.

"Os casados costumam manter o dinheiro separado e dividem as despesas da casa, o que faz com que haja um controle financeiro entre o casal", conta Fátima Machado, 44, dona de uma loja de roupas e uma papelaria. "Nos ajudamos em relação aos nossos negócios particulares, tanto financeiramente quanto na parte administrativa", explica Fátima, que é casada há oito anos com um empresário.

Segundo a ONG, uma das hipóteses que explicariam por que os casais guardam mais dinheiro que os solteiros é que, dentro de um relacionamento, cada cônjuge se sente na obrigação de prestar conta dos gastos e de como investe o dinheiro que deixará aos filhos.

Pesquisa

Rand Comporation é uma ONG americana que faz estudos para detectar tendências e propor mudanças nas políticas públicas e privadas. A ONG analisou a situação de pessoas de 66 a 69 anos e cruzou com dados de consumo e de serviços de saúde até 2008, antes da crise.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: finanças casal pesquisa casais solteiros velhice