Casais lideram inadimplência no Brasil

O descontrole financeiro é a principal causa
casal-inadimplencia

Foto - Shutterstock

Você sabia que a vida a dois colabora para o endividamento? Segundo a nova edição do estudo Perfil do Consumidor Inadimplente, as pessoas casadas correspondem a 53,5% do total de inadimplentes.

Já as pessoas solteiras, representam 34,2% desta conta. Ainda segundo a pesquisa, a inadimplência é dominante na faixa etária entre os 31 e os 40 anos, número superior a faixa etária que vai até os 20 anos - e apresenta a menor inadimplência. 

A explicação, segundo o gerente de recuperação da MultiCrédito, Carlos Eduardo de Oliveira e Souza, é bastante simples: “ao cruzar os dados referentes ao estado civil com os da faixa etária dos consumidores, é possível inferir que a maioria dos inadimplentes é recém-casada. Uma vez que a maioria dos solteiros vive com os pais, é comum que, no início do casamento, ainda haja dificuldade para ajustar o orçamento da casa aos salários, fator que acaba acarretando o descontrole financeiro e, consequentemente, o endividamento”.

A pesquisa aponta, também, que o descontrole financeiro é a principal causa de inadimplência, com 50,8% do total, seguida pelo empréstimo do nome, com 13,5%, e pela ocorrência de acidentes e doenças, com 7,4%.

O estudo foi elaborado com base nos 1998 consumidores que procuraram o serviço de renegociação de dívidas de setembro a novembro de 2014.  


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: inadimplência