Boletos atrasados, o que fazer?

Receber a conta depois do vencimento pode ocasionar esquecimento, multas e dor de cabeça. Por isso, os consumidores que vêm encontrando dificuldades para ter sua correspondência entregue em dia pelos Correios podem solicitar uma segunda via ou escolher uma forma de pagamento alternativa.

Os atrasos estão acontecendo principalmente nas regiões Sul e Sudeste do País. Em alguns casos, as cartas de cobrança estão chegando com até 15 dias de atraso. Segundo os Correios, isso ocorre por falta de funcionários, uma vez que o concurso público que estava marcado para o final do ano passado foi cancelado. A previsão é de que a situação seja normalizada depois do novo concurso que está agendado para este ano.

Enquanto isso, para o consumidor não ser surpreendido, é preciso planejar o pagamento das contas, observando a época em que elas costumam chegar. Caso não receba, ele deve se antecipar, entrando em contato com a empresa para solicitar uma outra forma de realizar o pagamento, seja por meio de uma segunda via do boleto, sem a cobrança dos encargos, depósito bancário ou código de barra para pagamento em caixa eletrônico.

Segundo a lei, a segunda via não pode ser cobrada. Além disso, caso receba a conta junto com a segunda via, fica valendo a segunda via. Como a anterior foi cancelada, se for paga pode não ser repassada para a empresa.

O que você faz para pagar suas contas em dia? - resultado da enquete

Em outro caso, se o boleto chegou após o vencimento e o consumidor arcou com os juros, o Procon alerta que o consumidor vá até a unidade mais próxima e relate o problema, para que o órgão entre em contato com os Correios e exija a devolução do valor, em casos de atraso na entrega.

Optar por boleto via e-mail e débito automático em conta corrente podem ser boas alternativas para não ter muitos problemas, pois permitem maior controle.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: finanças consumidor pagamento correios conta