Aumenta o pagamento mínimo do cartão de crédito

As novas regras para os cartões de crédito entraram em vigor. Uma das medidas é o aumento da taxa de pagamento mínimo, que sobe para 15% do total gasto no mês. Em dezembro, o valor deverá subir para 20%. A intenção é reduzir o endividamento do brasileiro, pra que acumule uma dívida menor.

Com juros beirando os 10,69% ao mês, o pagamento mínimo do cartão é um financiamento muito caro. Quando se tem essa visão, fica mais claro entender que o pagamento é prioridade dentro do orçamento familiar. Muitas vezes, economistas aconselham até mesmo um empréstimo (desde que a taxa de juros seja menor) para liquidar as dívidas com o cartão.

Outras mudanças também estão previstas. O número de tarifas passa a ser cinco: saque, pagamento de contas no cartão, avaliação de limite de crédito, anuidade e emissão de segunda via. As empresas seguem sem permissão de emitir cartões sem a devida autorização do cliente.

Caso alguma das regras não seja obedecida, o cliente deve entrar em contato com o banco, com o serviço de atendimento ao consumidor ou ouvidoria. Se não for solucionado, deve recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou ao Banco Central.

Por Lívany Salles

Comente