Atividade física ajuda a controlar as dívidas

Atividade física ajuda a controlar as dívidas

Caminhar, fazer yoga, musculação, hidroginástica. Seja qual for a atividade, sabemos que a prática de exercícios físicos melhora a saúde física e mental. Mas, o que isso tem a ver com as dívidas? Tudo a ver. Afinal, muitas compras que acontecem por impulso são de origem emocional.

Segundo explicações científicas, a serotonina é o neurotransmissor que auxilia no controle da liberação de alguns hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar. Quando falta, leva o ânimo lá pra baixo. Por esse motivo que, instintivamente, muitas pessoas (principalmente as mulheres) recorrem aquela barra de chocolate nos momentos mais difíceis (leia-se TPM também). O chocolate contém triptofano, um aminoácido que, quando ingerido, é convertido em serotonina.

Assim como o chocolate, as compras por impulso fazem o cérebro liberar a tal substância e, dessa forma, obtemos aquele bem-estar ao adquirir aquele vestido caríssimo ou aquele celular de última geração. Quem nunca saiu de uma loja com o sorriso de orelha a orelha por carregar um sonho de consumo que atire a primeira pedra. E quem nunca sentiu, depois que passa a TPM, aquele arrependimento ao verificar a conta bancária.

Antes de recorrer ao chocolate, que engorda e faz mal quando ingerido em excesso, saiba que o mesmo efeito é produzido com atividades físicas. Mais do que isso, fazer exercícios melhora a saúde física como um todo. Logo, antes de entrar naquela loja e comprar algo sem haver necessidade, que tal dar uma volta?

Por Lívany Salles

Comente