Aplicativo para a apuração paralela das eleições

você fiscal

Foto: Divulgação

As eleições 2014 estão chegando. É a hora de exercer o papel de cidadão e votar por um futuro melhor para o nosso país.

Para conscientizar os eleitores sobre a possibilidade de fraude,um grupo de jovens decidiu nos dar a possibilidade de acompanhar o resultado final da apuração dos votos das urnas eletrônicas.

Apesar do que é divulgado, a urna eletrônica brasileira tem falhas gravíssimas de segurança. Ninguém da sociedade civil tem acesso aos detalhes de como os votos são contados pelo software da urna.

Antes de esperar por uma ideia genial onde a garantia do nosso voto seja 100% segura, Diego Aranha, professor da UNICAMP, desenvolveu um aplicativo que vai colocar na sua mão e na de todo cidadão o poder de fiscalizar e dar transparência às eleições.

Intitulado Você Fiscal, o app é um tipo de auditoria pública que vai verificar a totalização dos votos nas eleições brasileiras com a ajuda dos cidadãos. Funciona assim: qualquer eleitor fica permitido fiscalizar a urna em que votou, registrando a contagem ao fim da eleição para detectar fraudes através da amostragem colaborativa.

Tudo gira em torno do Boletim da Urna (BU), saldo que toda urna imprime no final da votação com os totais para cada candidato naquela urna. Ao final da votação, às 17h00, o BU é fixado em local público, como a porta da seção eleitoral. É aí que entra a ação do Você Fiscal. Saiba mais sobre o projeto a partir do vídeo:

[video]

[/video]


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: eleições aplicativo tecnologia pessoal