Ações ON e PN para o investidor iniciante

As ações das empresas brasileiras negociadas na bolsa de valores são acompanhadas de duas siglas que são bastante conhecidas, mas que geram dúvida entre os investidores: PN e ON. Na prática, não há muita diferença entre elas, mas alguns aspectos podem ser analisados antes de escolher.

Em primeiro lugar, ON significa ordinária e PN é preferencial. Na primeira opção, o investidor tem direito de votos e participação ativa nas assembleias. Já na segunda, o principal fator é o de que o investidor tem preferência na distribuição de dividendos.

É preciso levar em consideração duas coisas. Primeiro, caso a cota do investidor seja pequena, seu direito de voto será quase nulo, segundo o coaching de investimentos Alan Soares. No caso das ações preferenciais, é garantido por lei o direito de receber dividendos no mínimo 10% maiores do que o valor por ação pago àqueles que possuem ações ordinárias, o que é uma boa alternativa para aqueles que visam o longo prazo.


Contudo, não existe a melhor ou a pior, vai depender dos objetivos do investidor e dos benefícios oferecidos pela empresa. Tudo vai depender das vantagens que estiverem vigentes naquele momento, analisando, também, se aquele papel tem bastante liquidez, ou seja, se é bastante negociado na bolsa e permite compra/venda de forma mais rápida.

Por Lívany Salles

Comente