Ações de marketing que induzem a comprar

Ações de marketing que induzem a comprar

Na hora de ir às compras, é preciso prestar muita atenção na alta dos preços dos alimentos. E a atenção também deve ser redobrada nas artimanhas que os supermercados usam para atrair o consumidor e induzí-lo a gastar mais.

As cores, a disposição dos produtos e as promoções constituem-se apelos de consumo estratégicamente elaborados por meio de pesquisas de comportamento. Atrativos que são colocados na frente do comprador e que podem levá-lo a gastar além do que deve, pesando ainda mais no orçamento.

Em época de Páscoa, por exemplo, nem é preciso dizer qual o alimento predominante nas prateleiras. Os ovos de chocolate pendurados e bem dispostos nos estabelecimentos são exemplos da estratégia de marketing. Pode-se notar que as marcas tradicionais e mais caras também ficam mais expostas, levando ao impulso de comprar.

Os economistas dão algumas dicas para se livrar das tentações. Primeiro, observar os produtos que mais são consumidos e mais atendem às necessidades da casa. A velha listinha ajuda a levar o que é necessário, evitando os supérfluos.


Levar crianças também não é muito recomendado, pois elas podem influenciar na decisão. Por fim, atenção na hora em que os produtos são registrados no caixa, pois pode haver divergência nos preços, principalmente se for uma promoção.

Por Lívany Salles

Comente