Açaí invade mercado americano

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Açaí invade mercado americano

O açaí saiu das praias e academias direto para o mercado mundial. Reconhecido como fonte natural de energia e combate ao envelhecimento, essa frutinha da Amazônia conquistou os gringos e está fazendo sucesso em diferentes tipos de produto, vendidos mundo afora.

O site NutraIngredients-USA, por exemplo, revela que nos últimos dois anos houve um aumento de 67% nos lançamentos de produtos com base de açaí no mercado americano. Foram 37 novos nomes em 2007 e cerca de 60 em 2008. Neste ano, até o início de abril, nove novas mercadorias deram as caras nas prateleiras dos Estados Unidos.

Um bom exemplo disso é o lançamento da MonaVie Original, bebida com base combinada de 19 diferentes frutas, mas que tem o açaí como principal diferencial. Nas unidades de processamento da empresa americana, a fruta, colhida por parceiros da comunidade amazônica, passa por uma higienização completa e é transformada em purê. Parte desse creme passa por um processo chamado freeze-drying, que consiste na desidratação a frio, até que a fruta fique em pó, inibindo a perda das propriedades naturais. Só depois é que as outras 18 frutas são acrescentadas à bebida. Entre elas estão mais algumas brasileiríssimas, como a acerola e o cupuaçu.

Açaí invade mercado americano

Foto MonaVie: divulgação

Recentemente, o jornal americano “The New York Times” deu destaque ao grande negócio que o açaí se transformou. As vendas de produtos que têm a fruta como ingrediente principal ultrapassaram U$ 106 milhões de dólares (cerca de R$ 233 milhões de reais), de acordo com a Spin, especializada em pesquisas de mercado com produtos naturais.

O suco Naked, de propriedade da Pepsi, e o energético 180 Blue, da gigante fabricante de refrigerantes Anheuser-Busch, são feitos de açaí e sensação no mercado. O magnata da mídia americana Sumner Redstone disse a revista Fortune que esperava que o MonaVie, vendido a U$ 40 dólares (R$ 88 reais), o ajudasse a viver mais 50 anos. Detalhe: ele tem 85 anos.

Embora não existam muitos estudos que comprovem, o açaí é popularmente conhecido por sua capacidade antioxidante e o público internacional comprou essa ideia. Além das tradicionais bebidas, as empresas de cosméticos também não perderam tempo e desenvolveram produtos de beleza com base da fruta.


Queridinho dos brasileiros há tempos, o açaí atravessou os mares e virou mesmo o novo hype dos gringos. É mais do Brasil nas terras do Tio Sam.

Por Talita Boros (MBPress)

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