Abra uma franquia de sucesso

Franqueada de sucesso

O Vila Sucesso já mostrou o caso de Vanessa Imparato, que acabou conhecendo uma rede de franquias de arquivamento de documentos, e, mais tarde, abriu o negócio em sua cidade.

Assim como a relações públicas, no início muita gente que uniu o dinheiro guardado à vontade de tocar a sua própria empresa teve dúvidas em qual ramo apostar. Para Patrícia Barreto Gavronski, consultora em novos negócios e franchising, não existe uma regra capaz de anular totalmente os riscos que todo novo investimento tem. Mas, com certeza, se a escolha for orientada por pesquisa e uma análise com conhecimento técnico e sensibilidade, esses riscos diminuem consideravelmente.

"Não existe a melhor franquia para se investir, e sim a mais adequada para cada objetivo pessoal, profissional e para o bolso do investidor. O mercado de franchising vem crescendo a cada ano e oferecendo oportunidades para os investidores crescerem com ele. Basta realizar a escolha de forma consciente e seguir orientações de profissionais especializados nesse mercado".

Para os investidores e futuros franqueados, a consultora sugere algumas perguntas a se fazer no processo de escolha da franquia:

- O interessado possui o perfil ideal para ser realmente um franqueado de sucesso? Nesse aspecto, é fundamental avaliar sua capacidade para empreender e seguir regras.

- Quais os segmentos com os quais o futuro franqueado se identifica? É preciso avaliar em que áreas ele se sentirá orgulhoso e terá prazer em se associar a um negócio.

- Qual o capital disponível para a franquia? É fundamental avaliar a disponibilidade financeira não só para o investimento inicial, mas reservar um valor para o capital de giro e para imprevistos que possam acontecer.

- Quais as marcas que estão em ascendência e possuem potencial para um crescimento de mercado sólido no país? Esta é uma análise que, para ser realizada, são fundamentais a sensibilidade e a vivência no segmento de franchising.

- Definir com quantos e quais franqueados da rede analisada é necessário conversar. Que tipo de abordagem deverá ser feita? Essa é uma pesquisa essencial durante o processo de escolha de uma franquia.

- A empresa possui a COF (Circular de Oferta de Franquia) e toda a documentação exigida por lei? E como deve ser feita a análise desse documento? A franqueadora possui pendências judiciais? Esse processo exige conhecimento jurídico especializado em franchising e empresarial do setor.


- Qual o resultado da análise dos demonstrativos de resultados e balanços apresentados pela empresa? Essa é também uma análise técnica que precisa ser feita.

Por Juliana Lopes

Comente