9 dicas para vender o seu negócio

vender o seu negócio

Foto: JOSE LUIS PELAEZ, INC./Image Source/Corbis

Imagine que você seja uma empreendedora sem apego emocional ou profissional com a sua empresa, ou ainda, que atue como uma empreendedora serial, montando e potencializando negócios para vendê-los em condições sólidas, com excelentes prognósticos, e claro, com uma boa bolada no bolso.

Ou consideremos que você não se enquadre em nenhum dos perfis anteriores, mas que deseje vender a sua empresa (independentemente do porte) em alta valorização em algum momento de sua trajetória, e que por conta disso sabe que deve empenhar esforço de preparação e distanciamento afetivo com a sua cria (o que não implica em menos dedicação e coragem).

Sem sombra de dúvida tratam-se de posturas que exigem desapego, sangue gelado, capacidade de gestão incomum e uma visão singular de mercado. Mas, sobretudo, profunda disciplina para preparar o terreno desde o início, ou ao menos a partir do instante que decidir transformar em dinheiro líquido o seu sonho empreendedor.

Neste cenário, alguns cuidados são essenciais. Vamos lá:

1. Conduza a gestão do seu negócio com a ótica do interesse de um potencial comprador, ajustando, calibrando e moldando a operação em linha com as empresas inseridas no seu setor, (ou em setores correlatos), que em algum momento possam nutrir interesses operacionais ou estratégicos pela sua operação;

2. Estruture uma operação que possua o máximo de escalabilidade;

3. Conceba um plano de negócios elaborado em profundidade, confiável, exequível e levado a sério em sua execução;

4. Saiba que em toda operação de venda de empresas, antes do fechamento, haverá um período de diligências "due diligence" vasculhando aspectos tributários, trabalhistas, contábeis e jurídicos. Portanto mantenha a sua contabilidade sempre em alerta e toda a documentação na mais perfeita ordem;

5. Os números da sua escrituração contábil devem necessariamente refletir com o máximo de precisão os números que compõe os seus relatórios gerenciais;


6. Evite, assim como se evita um precipício, qualquer procedimento contábil, trabalhista ou tributário que fuja da formalidade e da regulamentação oficial. Um descuido nesse terreno resultará em imediatas contingências e consequentemente menos dinheiro líquido imediato no seu bolso na hora da venda (em muitos casos, você terá de esperar a não ocorrência das citadas contingências para ver a cor da grana retida);

7. Ao tomar dívidas bancárias, faça de forma que seja algo estruturado e com benefício direto na robustez econômica da operação. Neste caso faça tudo para evitar o capital de giro oneroso, geralmente acessado automaticamente pelas empresas para cobrir suas necessidades imediatas de caixa. Saiba que o saldo do seu endividamento vai compor a soma da dívida líquida do negócio e portando descontada do valor que você receberá;

8. Ao decidir pela venda, contrate especialistas tanto para a preparação e o processo de busca e negociação com potenciais compradores, como para a necessária assessoria jurídica.

9. Tome fôlego, pois será um processo desgastante e cansativo, mas empreendedoras de verdade não se incomodam com isso.

Boa sorte!Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial, empresa que atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

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