8 dicas práticas para quem precisa economizar dinheiro

Veja como você pode economizar no dia a dia e enxugar a conta no fim do mês
dicas práticas de economia

foto: iStock/© gpointstudio

Está precisando dar uma segurada nas despesas? Confira algumas dicas fáceis para você colocar em prática no seu dia a dia que vão fazer a diferença quando chegarem as contas do fim do mês! Esses pequenos gestos, quando aplicados em conjunto, podem resultar em uma economia de cerca de 30% no orçamento familiar! Veja a seguir!

Leve a comida de casa

Para quem faz refeições fora de casa, está na hora de reavaliar o comportamento e fazer sua refeição em casa ou preparar lá e acabar fazendo uma marmitinha para o trabalho. É vantajoso principalmente para quem trabalha e recebe o auxílio-refeição em dinheiro. Quando não, o dinheiro economizado do vale pode servir para o lazer do fim de semana. 

Desligue ou reduza o uso dos eletrodomésticos


Diminua a potência da sua geladeira, lave a roupa no tanque e seque-a no varal, assim os gastos astronômicos do consumo de lavadora e secadora diminuirão drasticamente. Tome banhos mais curtos e não deixe aparelhos ligados em vão. Apagar a luz dos cômodos quando você não está presente neles também é recomendável. Note a diferença no valor da conta de luz no fim do mês !

Substitua a academia

Corte a mensalidade da academia e comece a se exercitar ao ar livre, na praia ou no parque ou então dentro de casa, mesmo! Existem várias dicas de exercícios no Youtube que você pode repetir em casa até mesmo naqueles dias chuvosos que dá preguiça de sair.

Sessão de beleza em casa

Os gastos com manicure, cabelo e depilação costumam ser bem altos no salão de beleza. Então é hora de você mesma cuidar da sua! Se não tem o jeito, treine bastante, assista a tutoriais na internet ou peça ajuda das amigas/irmãs/tias.

Ande a pé ou de bicicleta

Se você escolher se locomover a pé ou de bicicleta seja pro trabalho, pra uma consulta ou outro compromisso fora de casa, você economiza com transporte público, táxi e até mesmo se você tiver carro, pois evita gastos com combustível, manutenção e seguro. Dependendo da sua situação, peça carona aos colegas de trabalho quando for preciso.

Cancele assinaturas

Atualmente todo o conteúdo de uma TV a cabo pode ser encontrado facilmente na internet ou em assinaturas mais baratas, como as exclusivas de séries e filmes. Corte também a assinatura de jornais e revistas e invista em leituras de livros de bibliotecas públicas, sebos ou na internet, mesmo, que possibilita uma gama extensa de entretenimento aos leitores. 

Verifique se também não vale a pena cortar o telefone fixo, afinal, já bastam os gastos com a conta do celular. Se você não fala muito, mais vale a pena ter somente um celular pré-pago.

Cancele o cartão de crédito

Não ter cartão de crédito não só é uma forma de controlar melhor seus gastos e não ceder a impulsos como também impede que você gaste com taxas e anuidades do cartão. Escolha uma só bandeira e aproveite para verificar o pacote de serviços que você paga no seu banco. Às vezes você paga por uma série de benefícios que nem usa, quando poderia pagar bem menos.

Evite o shopping

O shopping é o ambiente propício para gastar. Seja pra comprar coisas materiais, pra comer ou pro lar de um cinema. Se o orçamento tá curto, pesquise por atrações culturais gratuitas na cidade ou se divirta fazendo um piquenique no parque, por exemplo. A sessão pipoca dentro de casa também é super válida!

Por Jessica Moraes

Comente