7 em cada 10 brasileiros estão tendo gastos extras com a Copa

gastoscopa

Shutterstock

Segundo uma pesquisa da SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), sete em cada dez brasileiros estão tendo gastos extras com a Copa.

Nisso incluem principalmente a alimentação e as bebidas que acompanham a comemoração do brasileiro durante as partidas.

Mas não são os churrascos e serviços de bares não. Vale lembrar dos materiais que incrementam a torcida (camisetas, cornetas, bandeirinhas), televisões, ingressos e até o bolão que você aposta.

A pesquisa foi realizada com 2.558 consumidores nas 12 cidades-sede da Copa, mas se estendida para toda a população destas cidades, a estimativa do SPC Brasil é que o percentual (72%) represente pouco mais de 14 milhões de pessoas.

Apesar de saber que iria gastar mais, a maioria não se planejou. A pesquisa mostra que 58% não fizeram planejamento, principalmente por entenderem que as despesas não seriam altas ao ponto de comprometer as próprias finanças. No entanto, o SPC Brasil alerta que o descontrole pode sair caro. "Se você gastar, por exemplo, R$ 50 em cada partida que for assistir e em cada bolão que for participar, o prejuízo pode ser significativo", afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: gastos copa do mundo