7 dicas para planejar sua aposentadoria depois dos 30 anos

aposentadoriadinheiro

Foto - Shutterstock

Se aposentar mais cedo do que imaginamos é possível? Claro que sim! Desde que você coloque metas e faça planejamento financeiro para não viver no sufoco, e, assim, fazer fortuna quando a idade já começar a pesar.

Em uma matéria publicada no site "Business Insider", o planejador financeiro David Blaylock explica como juntar dinheiro mesmo que o salário não seja lá aquelas coisas. Por isso, se você tem mais de 30 anos e já sonha com um futuro mais tranquilo e estável, saiba como poupar dinheiro com sete dicas possíveis de serem seguidas:

1 - Seja racional

Não gaste mais do que pode. Guarde uma parte de seu salário para a aposentadoria, sem comprometer o seu orçamento mensal.

2 - Objetivo definido

Especialistas financeiros sugerem que se tenha um plano de cinco anos, ou seja, estipular um valor de quanto você gostaria de ter na sua conta neste período e o que precisa fazer para atingir esta meta.

3 - Faça as suas regras financeiras

Coloque limites nos preços de coisas que você precise comprar.

4 - Pense sempre na sua aposentadoria

Quando temos 20 ou 30 anos, falar de aposentadoria não parece importante e tão pouco é prioridade. Por isso, pense inverso e comece já seu plano de aposentado e não fique preso a sacrifícios maiores lá na frente.

5 - Aumente seus ganhos

Se não pode ganhar mais, então economize mais. Aumente seu leque de possibilidades, aumentando seu fluxo de renda. Trabalho de freelancer podem ser uma ótima opção para quem pensa em dinheiro extra no fim do mês.

6 - Fuja do crédito

Se programada, uma dívida pode ser mais interessante que os famosos créditos, que geram altas taxas de juros. Lembre-se: Só faça uma dívida se estiver realmente certo de que é a melhor alternativa.

7 - Viva como um rico, mas em segredo

Como informado no primeiro tópico, gaste menos do que ganha. Diferente daqueles que brigam nas listas de maiores milionários do mundo, a maior parte dos afortunados preferem não ostentar. Faça o mesmo!


Por Kelly Jamal

Comente