6 formas para se livrar do cartão de crédito

6 formas para se livrar do cartão de crédito

Foto: Floresco Productions/Corbis

Crédito ou débito? Todo mundo já ouviu essa famosa pergunta, e volta e mais as pessoas optam pelo cartão de crédito, mas claro que no final o que parece barato pode sair muito mais caro do que você pensa.

Para quem tem mais de um cartão de credito na carteira, com datas de vencimento todas diferentes, pior ainda. Isso fomenta a compra compulsiva no cartão de crédito e leva muito à inadimplência. Em muitos casos, na maioria deles, você não precisa fazer compras no crédito. Dá sim para perfeitamente tirar o dinheiro do bolso e efetuar o pagamento.

Veja os oitos sinais que você não precisa mais usar um cartão de crédito. Quem dá as dicas é Matheus Giovanettti, orientador educacional na empresa Planeta Educação.

1- Tenha planejamento financeiro

Reúna sua família e coloque na ponta do lápis todas as despesas feitas e todas as contas que terão que pagar.

2- Faça compras à vista

Até mesmo uma coisa simples e barata tem que ser paga à vista. E quando ela for cara prefira juntar o dinheiro até conseguir comprar o que você quer sem recorrer ao parcelamento.

3- Consuma o com responsabilidade, ou seja, nunca gaste mais do que ganha

Feito o planejamento, você percebe o que vai sobrar no fim do mês e, com isso, você se propõe a comprar só com o dinheiro que tem na carteira. E está longe de integrar o grupo que compra por impulso.

4- Faça o orçamento dentro de um ganho fixo

Coloque o ganho fixo no papel. Assim você sempre fica sabendo que terá aquele dinheiro para pagar as contas do mês.

5- Dê prioridade aos gastos fixos

Você sempre tem dinheiro para quitar despesas como água, luz, telefone? Os gastos fixos são sempre prioridade.

6- É necessário ter uma meta financeira

Vão planejar financeiramente uma viagem com a família toda? Hora de juntar aquele dinheiro que sobra no final do mês, só assim conseguem colocar a ideia em prática.


Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente