6 dicas para reduzir os gastos com celular

Veja recursos que auxiliam na economia com pacote de dados
reduza gastos com celular

foto: iStock

Com a propagação de smartphones, a preocupação com os gastos do celular aumentou. Afinal, hoje em dia tem gente que mais usa pacotes de dados através do uso de Internet 3G do que fazer propriamente as tradicionais ligações.

De tanto que a gente usa o celular para trocar mensagens no WhatsApp, assistir a vídeos no Youtube, entrar no Facebook ou tuitar, acabamos nem nos dando conta dos custos que uma mensagem ou acesso à Internet acabam pesando no bolso.


Já parou pra calcular o preço disso? Em relação a planos, o plano pós-pago costuma ser o mais recomendado para quem tem esse perfil , mas varia muito de acordo com operadora e serviços de pacotes que oferecem. Já quem usa pouco o aparelho e usa para fazer só chamadas e mais esporádicas, o pré-pago pode ser a melhor opção. Veja algumas dicas para reduzir os gastos com o celular.

Simulação de plano 

reduza gastos com celular

foto: iStock

Se você se sente confusa na hora de escolher o plano que mais se adeque ao seu perfil, você pode antes fazer uma simulação. No site Já Comparou você pode ver quais as opções disponíveis no mercado e escolher o qual você está mais disposta a gastar. 

Aplicativos de economia 

reduza gastos com celular

foto: iStock

Também existem apps gratuitos que ajudam a monitorar o consumo de dados, como o Call Meter 3G (Android) e o My Data Manager (iOS), por exemplo. Você acompanha o seu consumo mensal – acaba descobrindo o que gasta mais e o que gasta menos – e evita surpresas desagradáveis no fim do mês.

Contatos da mesma operadora 

reduza gastos com celular

foto: iStock

Outra dica é descobrir quais contatos seus são da mesma operadora. Assim você economiza e controla o tempo das ligações. Para descobrir, existem dois aplicativos gratuitos: Qual operadora? (Android) e o Portabilidade Fácil (iOS).  Ambos mostram a operadora ao lado do número gravado em sua agenda.

Plano familiar

reduza gastos com celular

foto: iStock

Buscar um plano familiar também é outra alternativa para controlar os gastos com celular no fim do mês. Reúna os interessados em sua família e negocie um plano com preço melhor para vocês. 

Ligações sem custo 

reduza gastos com celular

foto: iStock

Ao invés de contratar um plano caro com uma infinidade de minutos para falar, que tal apostar nos aplicativos gratuitos de troca de mensagens? O Viber, por exemplo, permite ligações dentro do app que não são cobradas como uma ligação normal.

Abuse do Wi-fi e desligue seu 3G 

reduza gastos com celular

foto: iStock

Quem usa e abusa do smartphone precisa ter um roteador sem fio dentro de casa. Além de saber recorrer aos pontos de Wi-fi gratuitos em shoppings, aeroportos e outros estabelecimentos, assim você economiza muito mais em planos e dados. Aprenda também a ligar e desligar o 3G do seu celular. Com o 3G desabilitado, além de economizar no plano de dados faz a bateria do celular durar mais.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: celular economia aplicativos