6 dicas para organizar as finanças em 2016

finanças 2015

foto: Oh My SuperFly

Aquela sensação revigorante de ano novo acaba quando a gente lembra que não ganhou na Mega da Virada, já torrou o 13º salário e ainda se depara com as contas do IPTU, do IPVA, do cartão de crédito... quando a lista do material escolar chega então, parece que as nossas esperanças acabaram aí. 

Mas calma! Em 2016 a gente te ajuda a fazer um melhor planejamento para que você economize mais e veja a finança render, mesmo que o seu saldo seja igual ao do ano anterior. Não é mágica, são dicas de organização! Olha só:

De olho no calendário

finanças 2015

foto: Shutterstock

Reserve uma despesa extra referente aos gastos específicos de cada mês. Por exemplo: 

Janeiro: aumento da luz; Fevereiro: volta às aulas, IPVA e Carnaval; Março: IPTU. Abril: Imposto de Renda e Páscoa; Maio: Dia das Mães. Junho: Dia dos Namorados. Julho: Férias. Outubro: Dia das Crianças. Novembro: Black Friday. Dezembro: Natal. Isso sem contar os aniversários e feriadões. Os meses de Agosto e Setembro são relativamente mais tranquilos, principalmente para quem recebe a primeira parcela do 13º salário, mas a conta da luz deve ficar mais cara no segundo semestre. Aproveite para poupar o dinheiro, faça uma doação para alguma instituição de caridade ou ainda fazer uma viagem.

Poupe mais esse ano

finanças 2015

foto: Shutterstock

Procure criar o hábito de separar um valor semanal ou mensal e depositá-lo sempre, sem desfalques. Ao final do ano você vai juntar uma pequena renda extra que pode auxiliar no fim de ano, quando costumamos gastar bem mais.

Fature uma grana extra

finanças 2015

foto: Shutterstock

Se te sobra um tempinho, procure uma atividade extra da qual você tenha habilidade para faturar uma grana extra. Pode ser trabalhos manuais, aula de idiomas, pintura ou então venda coisas que você não usa mais e ainda estejam em muito bom estado (vestidos de festa, por exemplo). Sites como o Enjoei te ajudam nessa empreitada.

Negocie sempre

finanças 2015

foto: Shutterstock

Ao sair as compras, não hesite em pechinchar! Seja feira, no mercado ou na boutique, peça sempre um descontinho! “Quem não arrisca não petisca”, certo?

Monte  uma planilha de gastos

finanças 2015

foto reprodução: Emily Ley

Para manter as finanças em ordem, nada melhor que criar uma planilha com os itens das despesas mensais. Para que você administre e controle as contas sem ter risco de ficar faltando grana depois. Visualizando o que você tem que pagar todo o mês, fica mais fácil saber o quanto vai sobrar para você calcular com mais precisão o quanto poderá gasta com lazer e outras coisas.

Quem não organiza suas finanças acaba jogando seu futuro financeiro à própria sorte. Para evitar isso, existem várias planilhas disponíveis online na internet que você pode imprimir (ou servir de base para você traçar a sua) e até mesmo aplicativos para celular e tablet que servem justamente para você controlar sua renda, com mais alguns servicinhos extras. Para manter tudo organizado, vale ter uma agendinha sempre à mão!

Busque outras referências

finanças 2015

O livro de Thais Godinho também traz dicas de organização financeira - foto reprodução: Chá de Calmila


Há serviços, planejadores financeiros e até livros sobre o tema que ajudam você a manter suas finanças em ordem, e essa é a melhor hora para você ir atrás desse auxílio – principalmente quem têm dívidas e ainda não conseguiu quitá-las. Aproveite o começo do ano para agir diferente em relação às despesas e compare o resultado ao final de 2016! Você sentira o seu bolso mais leve!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: finanças organização