5 passos para organizar suas finanças

finançasorganizar

Foto - Shutterstock

Dívidas quase todo mundo tem! Mas hoje em dia, com todos os aplicativos, fica mais fácil consultar seu extrato bancário ou do cartão de crédito online e controlar melhor suas finanças. Listamos 5 dicas que vão ajudá-la a controlar seu orçamento doméstico e sair do buraco. Veja só:

1 - Traçe um objetivo

Defina uma meta e comece a guardar dinheiro a partir dela: aquela viagem de fim de ano, o carro novo, casa nova... Inclua uma graninha para realizar esse sonho dentro dos gastos do seu orçamento doméstico e deixe reservado todo mês.

2- Acompanhe a fatura do cartão

Você é do tipo que se assusta quando chega a fatura do cartão? Evite surpresas e passe a acompanhá-la online! Estabeleça um limite de gastos e quando alcançá-lo, breque o cartão.

3 - Faça aplicações automáticas

Você sempre esquece de poupar um dinheirinho todo mês? Então programe a aplicação automaticamente no seu banco; assim, se caiu dinheiro na conta, o banco na hora já joga o dinheiro na sua aplicação e é capaz de você nem perceber.

4 - Faça uma lista de compras

Liste suas necessidades mensais e sempre que pensar em comprar alguma coisa, leia a lista. Para isso, guarde-a no seu celular, para ficar fácil de consultar.

5 - Monte uma planilha de gastos

Além de ficar mais fácil de controlar suas finanças, você vai descobrir para onde vai aquele dinheirinho que "some" da sua conta, sem explicação. Em 3 ou 4 meses, você vai descobrir o que mais consome seu dinheiro e vai poder controlar esse gasto.


Por Helena Dias

Comente