5 dicas para garantir a estabilidade financeira

Dicas infalíveis para sobreviver à crise econômica sem se endividar
estabilidade financeira

Istock/© VladimirFLoyd

Planejamento é a palavra chave para quem precisa passar pela crise financeira sem dívidas. Para ter estabilidade e sucesso é preciso disciplina, controle e acredite, técnica.


Por isso é necessário seguir algumas dicas importantes para não pisar na bola e prejudicar suas finanças. É importante saber que é possível, sim, economizar sem deixar de comprar nada importante.

Veja a seguir o que fazer para garantir a estabilidade financeira:

1- Poupe dinheiro

Reduzindo pouco a pouco seus gastos com contas de telefone, água e luz é possível juntar um pouquinho de dinheiro a cada mês.

2- Nada de dívidas

Quando o dinheiro cair dê prioridade às dívidas. No caso de cartões de crédito, evite pagar o valor mínimo da fatura.

3- Faça orçamentos

Calcule o seu gasto fixo por mês. Depois, planeje o que você precisa fazer com o dinheiro que sobrar. Pense em contas extra que precisam ser pagas e elimine futilidades.

4- Não seja impulsiva

Não tem jeito, o dinheiro envolve, seduz e aquela vontadezinha de gastar chega com tudo, principalmente em semana de pagamento. Mas para equilibrar os gastos é preciso deixar de lado as tentações desnecessárias e ser firme.

5- Elimine os maus hábitos

Se você pode cozinhar em casa, evite pedir comida de fora com frequência. Todo mundo gasta pelo menos R$2 por dia comprando algo que nem precisa. Seja mais consciente e pense que de pouco em pouco é possível juntar uma quantia considerável.

Por Thamirys Teixeira

Comente