5 dicas de economia doméstica em tempos de crise

Em tempos de crise e com a grana curta, o VilaMulher traz dicas para economizar no orçamento doméstico

Foto: iStock/ sergeyryzhov

Está sobrando mês no salário da maioria das pessoas, especialmente em tempos de crise econômica. As donas de casa precisam fazer verdadeiros malabarismos para conseguir manter o orçamento doméstico dentro do planejado. Por isso, o VilaMulher resolveu pesquisar algumas dicas bem bacanas e importantes, que podem ajudar a driblar a alta dos preços com pequenas atitudes que são capazes de gerar grandes economias!


1ª dica - Economia no supermercado

Para evitar inúmeros deslocamentos até o supermercado, o que faz subir também o custo de combustível e transporte, planeje as refeições que serão feitas e servidas na semana, optando por fazer a compra dos ingredientes de uma só vez. Compras de última hora em armazéns, padarias e mercearias representam mais despesas porque não haverá tempo para pesquisa e comparação de preços.

2ª dica - Economia na alimentação

Aproveite as cascas de legumes e frutas, que podem ser reaproveitadas em tortas, sopas e deliciosas sobremesas. Por exemplo, com a casca de frutas como maçã e pera, pode-se preparar uma saborosa geleia. Basta cozinhar as cascas com suco de um limão, deixando em fogo brando até que fiquem bem macias. Aí é só coar, levando novamente ao fogo. Acrescente açúcar e deixe engrossar até o ponto de geleia.

3ª dica - Economia na conta de luz

A dica sempre válida é apagar as luzes sempre que sair de um cômodo da casa. Além disso, prefira lâmpadas frias, que gastam menos energia e reduza o tempo do banho o máximo possível. Até  decoração da casa pode ser modificado em prol da redução da conta de luz. Paredes claras refletem a luz natural, o que permite o uso de lâmpadas por menor tempo a fim de iluminar o ambiente. Uma outra medida que pode ser adotada pela família toda é assistir à televisão todos juntos, no mesmo ambiente. Além de economizar, ainda a atitude ainda deixa a família mais unida!

Foto: iStock/ sergeyryzhov

4ª dica - Economia na conta de água

Sabe aquela água desperdiçada pela lavadora de roupas enquanto ela funciona? Então, essa mesma água pode ser armazenada e reutilizada para a limpeza de garagens, lavagem do banheiro e banho nos pets. Instale redutores de pressão nas torneiras, pois essa pequena peça evita que haja desperdício de água.

5ª dica - Economia na compra de gás

Tente pesquisar preços com várias distribuidoras de gás, e considere o uso de gás encanado, que é cobrado de forma individual e a taxa de consumo pode ser bem compensadora. Ao utilizar o forno, coloque vários alimentos que precisam ser assados juntos, assim o forno pode ser usado uma vez só.

Por Renata Branco

Comente