4 dicas para colocar as finanças em ordem

Saiba como fugir do vermelho e planeje-se
salario-planejamento-finanças

Foto - Shutterstock

O início do ano é um bom momento para colocar a vida financeira nos trilhos. É uma ótima oportunidade para rever algumas contas, cancelar serviços que não são mais usados e, finalmente, reservar uma parte do salário para a realização de um sonho ou para a aposentadoria.

Para fazer um check-up do seu bolso veja as dicas da educadora financeira e coach Ana Paula Hornos:

Anote os seus gastos

Anote todas as receitas e despesas, fixas e variáveis, em um caderno ou em uma planilha no computador. Além disso, aproveite a vantagem da fatura do cartão de crédito ser um excelente extrato, com informações detalhadas e agrupe essas informações em categorias de gastos como alimentação, vestuário, lazer, etc.

Prepare-se para gastos extras

O ideal é guardar o 13º salário para os pagamentos do início do ano que são sempre mais pesados como IPTU, IPVA, matrículas de escolas e cursos, anuidades de clubes e academias e material escolar e uniforme.

E se sobrar um dinheirinho após os pagamentos, guarde para formação de uma reserva para emergência e realização de sonhos. 

Não compre por impulso

Reflita sobre o equilíbrio entre felicidade e consumo e a diferença entre necessidade e desejo. “Esteja firme na sua meta e não se deixe levar pelo lado emocional”.

Estabeleça metas e planeje sonhos

Aproveite o momento de início de um novo ano e de um novo ciclo para estabelecer metas pessoais, profissionais e financeiras. 

"É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras, pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras", completa. 


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: dinheiro salário 13° salário