Vem aí o 13° salário!

Vem aí o 13° salário

Para alguns ele é motivo de alívio em relação às contas atrasadas. Para outros, uma recompensa após meses e meses economizando gastos. Fato é que o 13° salário vem aí e para aproveitá-lo ao máximo é preciso planejar, levando em consideração de que este dinheiro extra não significa o aumento do seu poder aquisitivo!

Vamos começar com você que fez a lição de casa durante todo o ano de 2010. Ou seja, não gastou mais do que recebeu, soube dosar a quantidade de prestações, conseguiu poupar e até investir um dinheirinho. Não foi nada fácil, não é mesmo? Então, por que não se recompensar? O educador financeiro Álvaro Modernell diz que você merece!

"As pessoas que conseguiram equilibrar suas finanças ao longo do ano devem mesmo aproveitar o 13° como um prêmio e podem se proporcionar alguns prazeres, pois já estão quites com as contas. É hora de saborear aquele vinho mais caro, de passear na praia, jantar em um restaurante chique". Mas, ele alerta, é sempre importante reservar uma parte do valor para os compromissos obrigatórios comuns nesta época. "É o caso dos impostos como IPTU, IPVA no início do outro ano, renovação de seguros, matrícula escolar, material e uniforme das crianças". E, se possível, diz Modernell, o ideal é ainda investir uma terceira parte do 13°, fazendo o dinheiro prosperar no ano novo!

Para os que não conseguiram livrar-se das dívidas, porém, a recomendação é outra. "Para estas pessoas, o melhor a fazer com o 13°é utilizá-lo inicialmente para pagar as pequenas e numerosas dívidas e, depois, liquidar as maiores. Na verdade, esta é uma ótima oportunidade para virar o jogo. Se não der para quitar todas as dívidas, use o dinheiro para renegociar, acabar com multas e juros."

E vai aí um grande alerta: muita gente equilibrada financeiramente acaba se endividando justamente quando recebe o 13°! "Por isso, cuidado! Não se deve utilizar este dinheiro para entrar em financiamentos que custam mais do que o valor recebido. Quem quiser utilizar o 13° para comprar um carro, por exemplo, é bom que tenha pelo menos metade do valor cobrado para entrar no negócio. Caso contrário, o melhor a fazer é procurar um carro mais barato! Não se pode esquecer que a renda extra não significa que seu padrão financeiro de vida aumentou".

Enquete

Bom, quitar dívidas antigas é mesmo o principal objetivo do público que participou da enquete sobre o 13° salário, entre os dias 13 e 31 de outubro passados, aqui no Vila Sucesso. Veja os resultados:


- quitar dívidas antigas - 166 votos - 50.92%

- aplicar na Poupança ou outro investimento - 90 votos - 27.61%

- gastar em viagem de férias - 33 votos - 10.12%

- reformar a casa neste fim de ano - 17 votos - 5.21%

- comprar muitos presentes de Natal - 13 votos - 3.99%

- trocar de carro - 7 votos - 2.15%

E você?

Por Adriana Cocco

Comente