10 dicas para proteger suas contas online de criminosos

contas online criminosos

Foto - Shutterstock

Atualmente, a Internet é usada para uma ampla gama de atividades como serviços bancários online, e-commerce, acesso a redes sociais e pesquisas online. Infelizmente, quanto mais os usuários compartilham suas informações pessoais online, mais expostos ao roubo de identidade eles estão.

O roubo ocorre quando um criminoso furta dados pessoais confidenciais que permitem a obtenção, de forma fraudulenta, de bens e serviços em nome da vítima.

Um invasor pode, por exemplo, abrir uma conta bancária, pedir um cartão de crédito ou solicitar uma carteira de motorista ou passaporte com o nome da vítima , além de conseguir roubar o dinheiro diretamente da sua conta bancária.

Escolher uma boa senha é fundamental para reduzir o risco do usuário em se tornar uma vítima de cibercrime. Confira as 10 dicas para evitar o cybercrime de acordo com o anti-virys Kaspersky:

1. Escolha senhas fáceis de manter na memória, assim você não tem que anotá-las ou armazená-las em um arquivo no seu computador (lembre-se, este arquivo pode ser roubado por criminosos virtuais).

2. Não use palavras reais que um hacker ou criminoso cibernético pode encontrar em um dicionário. Se possível, use uma frase em vez de uma palavra.

3. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres não alfanuméricos, como sinais de pontuação.

4. Não recicle senhas.

5. Não use a mesma senha para várias contas. Se um cibercriminoso descobrir a senha de uma conta, ele pode usá-la para acessar outras contas.

6. Não use senhas óbvias que podem ser facilmente descobertas, como o nome do seu marido, do seu filho ou do seu animal de estimação, além de registro do carro, código postal, etc.

7. Não compartilhe sua senha. Se alguma empresa pedir sua senha, mesmo que por telefone, não compartilhe suas informações pessoais. Lembre-se, você não sabe quem está do outro lado da linha telefônica.

8. Se uma loja online, ou qualquer outro site lhe enviar um e-mail de confirmação com uma nova senha, inicie uma nova sessão na página e altere sua senha imediatamente.

9. Certifique-se de que seu software de segurança da Internet bloqueie as intenções dos cibercriminosos de interceptar ou roubar senhas.

10. Se você achar que é difícil lembrar-se de várias senhas complexas, considere a instalação de um gerenciador de senhas e você só terá que se lembrar da senha mestra.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: internet cybercrime hacker tecnologia pessoal