Voz pode sugerir como é a personalidade do funcionário

voz

foto: Shutterstock

Sabia que a sua voz pode determinar como você é percebida no ambiente de trabalho? Um estudo do CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada) aponta que 90% dos profissionais reconhecem a influência positiva ou negativa da voz para a imagem que fazemos uns dos outros no ambiente corporativo.

Segundo Rosângela Curvo Leite, coordenadora da pesquisa, as impressões que cada tipo de voz pode causar são inteiramente subjetivas, ligadas a referências individuais que colecionamos ao longo da vida. "Vozes vibrantes, por exemplo, são comumente associadas à capacidade de persuasão do indivíduo; as graves são relacionadas ao autoritarismo; as agudas, à fragilidade", ilustra.

Rosângela explica que Estados de ânimo também não passam despercebidos pelos ouvidos: a voz entrega se estamos nervosos, cansados ou bem-humorados. É comum também que algumas características vocais do outro não agradem. A voz que mais causa incômodo é a estridente, citada por mais de 74% dos entrevistados.

Segundo Rosângela, algumas características vocais são determinadas pela genética e não podem ser mudadas de forma permanente. "Mesmo assim existem técnicas que trabalham respiração, postura e intensidade, por exemplo, que podem contribuir para diminuir a aspereza, a rouquidão e o tremor da voz", afirma.


Comente

Assuntos relacionados: trabalho personalidade voz