Você já soube?

Você já soube? Ainda não? Deixa eu te contar, mas fica só entre nós....

Este é o início de algo que todos conhecemos bem: Fofoca. Dentro das organizações este é um dos grandes males, mas o que importa mesmo é: Você faz parte disso?

As pessoas que disseminam os boatos podem ser facilmente identificadas e por isso mal vistas pelos gestores, justamente por serem as criadoras de conflitos e desavenças.

Os motivos pelos quais as pessoas se comportam desta forma são diversos, mas sempre estão relacionados à falta de equilíbrio e confiança em si mesmo.

No momento em que a preocupação com a vida alheia é comum, toda a energia despendida na busca e disseminação destas “novidades” faz com que este profissional perca o foco naquilo que realmente importa para o seu desenvolvimento, afastando-o da condição de se “auto enxergar”. E tenha certeza que o esforço para manter este tipo de atitude é muito grande e, ao mesmo tempo, reforça um comportamento vicioso e nada sadio.

Outro fator importante a ser considerado é que este padrão comportamental evidencia e deixa em dúvida a conduta ética e confiabilidade de quem o pratica, fazendo com que as pessoas se afastem e evitem passar informações importantes, justamente pelo medo do que ele ou ela fará com isso.

Vale então algumas sugestões:

- sempre tenha atitudes positivas e a ética como ponto principal de sua conduta

- ao receber uma “novidade fresquinha” não passe para frente

- seja discreta e respeite a privacidade dos colegas

- desencoraje este tipo de atitude (fofoca) junto às pessoas a sua volta

Enfim, seja um exemplo de conduta, pois agindo assim tenho certeza que por onde passar será sempre lembrado com respeito e admiração.

Sucesso!!

Paulo Queija é Consultor e Coach Empresarial, Diretor da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial. Contato - atendimento@mqs.com.br / Tel.: (13) 3288-2946

Comente