Você está preparada para o mercado de trabalho?

Você está realmente preparada para o mercado de tr

Quando nos formamos imaginamos que já estamos aptos a ingressar no mercado de trabalho. Mas, não é bem assim que as coisas funcionam. Quando você estuda algo que não gosta dificilmente este diploma servirá para lhe colocar no mercado de trabalho. Pense: quantos administradores se formam por ano no Brasil? Sabe quantos advogados se formam e quantos fazem a prova da OAB?

O mercado está cada vez mais carente de bons profissionais, mas com muita dificuldade para encontrá-los. E este é um dos principais motivos. Administradores que queriam ser advogados, advogados que queriam ser engenheiros, engenheiros que queriam ser médicos etc. É por este motivo não conseguem ser bons naquilo em que se formaram.

Pesquisa

Os jovens das regiões Sul e Sudeste do Brasil são os que mais se sentem preparados para atuar no mercado de trabalho, segundo revela pesquisa realizada pela Cia de Talentos. De acordo com o levantamento, no Brasil, 88% dos jovens se consideram preparados para atuar no mercado de trabalho, mesmo percentual verificado no Sul e Sudeste. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, este percentual é um pouco menor - 86%, 87% e 87%, respectivamente.

Dentre os motivos que levam o jovem a se sentir preparado, em todas as regiões, a clareza do que deseja para a carreira aparece em primeiro lugar, com destaque para a região Norte, 42%. Em seguida, também de Norte a Sul do país, está o fato de ter o perfil comportamental exigido pelo mercado, sendo que os sulistas são os que mais acreditam ter esta característica, 23%.

A experiência na área de atuação é outro item que faz com que os jovens se sintam preparados, especialmente no Sudeste, onde o item foi mais citado, atingindo 15%. O conhecimento técnico aparece na quarta colocação no geral, com destaque, sobretudo, no Centro-Oeste e no Sul do País, onde apareceu com 14% das indicações. Com índices iguais ou inferiores a 2% está fluência em outro idioma, o quinto item mais citado como responsável pelo fato do jovem se sentir preparado para o mercado.

Despreparados

Sobre os que ainda não estão seguros quanto à atuação no mercado de trabalho, o estudo aponta a falta de experiência na área como o motivo mais citado (6%), com destaque na região Norte (7%). A falta de conhecimento técnico necessário, falta de clareza do que deseja para a carreira e falta de fluência em outros idiomas também foram citadas como motivos que fazem os jovens se sentirem despreparados para o mercado de trabalho.

Por Livany Salles

Comente