Você é uma pessoa interesseira?

Você é uma pessoa interesseira

Ser uma pessoa interesseira não é tão pejorativo quanto muita gente pensa. Segundo o vice-presidente acadêmico da ESAMC, Marcelo Veras, pessoas interesseiras são aquelas que gostam ou tem interesse em se relacionar com outras pessoas. A palavra interesse, nas próprias definições dos dicionários, é repleta de termos como "proveito", "vantagem", ou até mesmo "egoísmo".

Não é à toa que pessoas que adoram circular pelos corredores da empresa, que cumprimentam todos muito bem (principalmente os chefes), que surgem do nada em todos os eventos e que não perdem uma oportunidade de conhecer alguém novo, são chamadas de "interesseiras". Mas, existe relacionamento sem interesse?

De acordo com um levantamento feito por Veras, a resposta inicial, na maioria dos casos, foi "Sim. Nem sempre queremos algo em troca de algumas pessoas". Ou seja, a primeira versão, onde a palavra remete ao interesse por vantagem ou proveito, era que primeiro vinha à cabeça. Mas, estas mesmas pessoas, depois de discutir o tema mais profundamente, mudavam de opinião e, por fim, concluíam que todos, absolutamente todos os relacionamentos, possuem interesses claros (mas nem sempre conscientes). Mesmo que o interesse fosse ficar feliz pela alegria e desenvolvimento do outro, como nas amizades verdadeiras ou nas relações de pais com filhos.


Por Livany Salles

Comente