Carreira - ainda é tempo de conseguir uma vaga em cruzeiros marítimos

Carreira  ainda é tempo de conseguir uma vaga em c

Em 2011, as brasileiras em busca de uma oportunidade única que represente uma verdadeira virada profissional podem se dar bem em alto mar! Pois é, ainda dá tempo de conseguir uma vaga em navios de passageiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), desde outubro cerca de 4 mil trabalhadores estão sendo contratados para compor a tripulação dos 20 transatlânticos que integram a temporada até o próximo mês de maio. São, em geral, pessoas jovens que desejam não somente um salário recompensador, mas a experiência que se adquire em conviver com passageiros e tripulantes de várias partes do mundo.

As contratações atendem à determinação do Conselho Nacional de Imigração e correspondem à 25% do total da tripulação dos navios. A média é de 800 tripulantes por navio, dos quais 200 devem ser contratados no Brasil.

As principais vantagens são ganhar em dólar (os salário variam entre US$ 550 e US$ 1200), melhorar um idioma e/ou aprender outros, viajar o mundo e conhecer vários lugares e pessoas. As funções são diversas e o perfil dos contratados depende da vaga pretendida.

Para este início de ano, as companhias marítimas já começam o planejamento das contratações de tripulantes visando ainda o preenchimento das últimas vagas e também já pensando na temporada seguinte.

A Infinity Brazil (www.infinitybrazil.com.br), uma das maiores recrutadoras do país, por exemplo, possui 400 vagas disponíveis, sendo que os aprovados serão convocados para as entrevistas nas primeiras semanas de janeiro. E entre as vagas, veja só, há chances até para cabeleireiras e massagistas com noções de manicure e pedicure. No total, são 20 vagas destinadas a profissionais com inglês intermediário e experiência na área.

"Esse é um setor em que temos vagas, mas não temos tantas pessoas. É uma das posições mais difíceis para recrutarmos", diz o gerente de recrutamento, Marcelo Del Bel. "É um campo que vem se expandindo bastante e os profissionais brasileiros estão chamando atenção pelo trabalho desenvolvido a bordo".


A Infinity busca também tripulantes para as áreas de restaurante, cozinha e bar. Nestes casos, é necessário ter inglês ao menos intermediário e experiência na área. Também há chances para profissionais nos setores de recepção, vendas e fotografia.

Vai deixar esta chance escapar?

Por Adriana Cocco

Comente