Trabalhar em equipe - sempre um aprendizado

A importância do trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade muito estimulada e valorizada no mercado. Afinal, quando uma equipe está integrada no desenvolvimento de projetos em comum, elas compartilham também os ideais de alcançar metas que beneficiem a todos os envolvidos e a empresa. Com esse entendimento, fica claro que é muito mais do que cumprir tarefas, mas estar atento às necessidades do outro.

Nas empresas, as áreas estão cada vez mais integradas e é comum que um departamento dependa do outro para atingir um objetivo. Portanto, essa ideia de que cada departamento é separado não existe mais. Por esse motivo, respeitar e conciliar pontos de vista são essenciais para lidar com essa realidade e se dar bem no trabalho.

Como reconhecer que a sua postura está impedindo o seu crescimento profissional? Primeiro, é importante fazer uma autoanálise. Perceba se aceita críticas de forma construtiva, se ouve as opiniões contrárias, se sabe expor as suas opiniões, se compartilha os valores da empresa e se a insegurança ou o medo não estão impedindo de participar de forma mais efetiva.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira empresa trabalho