Trabalhar em casa é uma boa opção?

Trabalhar em casa é uma boa opção

Muitas de nós já consideraram a possibilidade de montar um escritório em casa e largar de vez a vida corporativa formal. Certo? O que nos move nessa direção provavelmente tem muito a ver com nosso desejo de "estar com os pés" nos dois mundos: perto da família e também do mercado. Ou seja, vislumbramos o melhor dos dois mundos. A possibilidade de estarmos mais próximas da administração da casa e das crianças sem largar a vida profissional. Parece tentador e muito atraente.

É aí que mora o perigo. Atraente e sedutor, sem dúvida. A questão é que a operacionalização disso não é nada fácil. Muitas mulheres, na busca desse equilíbrio perfeito, acabam se atrapalhando e não conseguindo nem uma coisa nem outra.

Algumas, na tentativa de montar um negócio em casa, acabam não definindo uma rotina clara e a vida pessoal e profissional se misturam. É a empregada que pede só "um minutinho" da sua atenção bem na hora de você fechar um plano de negócios ou uma ligação de um cliente no momento exato do banho do bebê.

Outras dão um "ar amador" para a vida profissional e não aplicam a mesma energia se estivessem em uma empresa "fora de casa". O resultado são ganhos financeiros que podem ficar decepcionantes e até desmotivadores.


Algumas sentem que estão perdendo contato com o mercado, se isolando no casulo da casa. E ainda outras que não se vêem reconhecidas pelos maridos como "trabalhadoras" de verdade, como se trabalhar em casa fosse "menos" do que trabalhar fora de casa, mesmo fazendo a mesma coisa.

Enfim, apesar de muito atraente, a opção por trabalhar em casa nem sempre é só feita de alegrias. Ou seja, antes de tomarmos essa decisão é preciso pensar muito em tudo isso. Pode ser uma excelente opção para você. Ou pode não ser…

Cecília Russo Troiano é psicóloga, sócia-diretora da Troiano Consultoria de Marca e autora do livro "Vida de Equilibrista". Casada e mãe de 2 filhos, ela afirma que é mãe equilibrista, vive sua vida tentando equilibrar "pratinhos". Email - cecilia@troiano.com.br / Venda do livro pelo site www.vidadeequilibrista.com.br

Comente