TI carece de profissionais qualificados

Um dos setores que mais cresce no País carece de profissionais qualificados. A área de TI (Tecnologia da Informação) ainda tem um déficit de quase 92 mil profissionais em 2011, mesmo empregando 600 mil pessoas atualmente. Os dados são da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Se continuar assim, a associação prevê que até 2013 o déficit chegue a 200 mil. Somente este ano, a área de TI deve contratar 34 mil profissionais, sendo que a região Sudeste concentra a maior parte das oportunidades, com 70,2%.

Faltam profissionais que dominem a tecnologia e a gestão para a área de vendas. Além disso, o mercado precisa também de analistas e arquitetos. Já para empresas que trabalham com software, a demanda recai mais ainda para líderes e gerentes de projetos, consultores e desenvolvedores, programadores e implementadores.

leia também


Uma das explicações apontadas pela Brasscom é a de que o setor cresceu de forma acelerada e necessita cada vez mais de profissionais qualificados, que não encontram o conteúdo adequado em alguns cursos e universidades. E quem não quer perder as oportunidades do setor, é importante buscar atualização e investir na área de gestão e no aprendizado da língua inglesa.

Por Lívany Salles

Comente