Teste vocacional: quais são as suas aptidões?

Não é uma escolha fácil e envolve aptidão, mercado de trabalho e gosto. Entre tantas opções, na hora de assinalar a profissão para o vestibular, muitos estudantes ficam na dúvida ou não tem conhecimento sobre as diversas áreas em que podem atuar. A escolha mal feita pode gerar frustração e perda de tempo e dinheiro.

Por isso, além de conversar com os profissionais da carreira escolhida, assistir a palestras e pesquisar sobre o tema, um grande auxílio são os testes vocacionais. Segundo psicólogos, eles não fazem milagres, sequer têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida, porém, dão direções valiosas para quem está incerto ou tem medo de fazer a escolha errada.

De acordo com o site Guia da Carreira, os testes conseguem colher pistas das impressões de uma pessoa sobre um campo profissional. Na Internet podem ser encontrados alguns testes gratuitos preparados por psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira, que vão identificar o perfil psicológico do candidato a partir de questões referentes a preferências e habilidades.


Contudo, antes de entrar no primeiro site que encontrar, é importante saber se o teste é confiável. E para um aprofundamento, o aconselhável é procurar um psicólogo qualificado.

Por Lívany Salles

Comente