Telefone na empresa, use com cuidado!

No dia-a-dia profissional o telefone é uma poderosa arma. E como toda arma, deve ser muito bem manipulada, pois o uso de forma errada poderá ferir o próprio usuário.

Quem usa o telefone, independente de seu cargo na empresa, faz telemarketing, afinal está representando a empresa. Pelo telefone damos para o cliente, uma primeira impressão à distância, vendemos a nossa imagem.

Não atenda o telefone com “alô”, “o que é”, “hã”, “fala”. Fale o nome da empresa - seu nome - cumprimento (bom dia, boa tarde ou boa noite).

Algumas dicas sempre ajudam:

• Atenda ao segundo toque, com clareza, simpatia e de forma educada.

• Trate o interlocutor pelo seu nome.

• Transfira corretamente as chamadas, resumindo o assunto à pessoa, cuja chamada foi transmitida, dizendo quem está na linha.

• Se o ramal estiver ocupado, dê opções.

• Não deixe o cliente esperando por mais de 30 segundos, pois isso gera insatisfação e ansiedade.

• Sempre que possível faça você mesmo suas ligações, saiba utilizar sabiamente o tempo de seu pessoal, mas quando solicitar para que outro o faça não desapareça.

• Fale sempre no presente.

• Evite: gírias, expressões repetitivas, intimidades, palavras negativas.

Comece a aplicar desde já estes ensinamentos, parece bobagem, mas incorporar este cuidado faz toda a diferença !

Sucesso!

E vamos em frente...

Paulo Queija é Consultor e Coach Empresarial, Diretor da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial. Contato - atendimento@mqs.com.br / Tel.: (13) 3288-2946

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