Técnicas de teatro são usadas no ambiente de trabalho

Técnica teatral no meio corporativo

O maior problema do mundo corporativo é a perda de sensibilidade, na visão do ator e diretor Leonardo Calixto, formado em Artes Cênicas e executive coaching. Significa que há a dificuldade em perceber o que é relevante no meio em que atua - bem como a dificuldade em se relacionar, em transmitir o que se sabe aos outros.

Como preparador de elenco, Leonardo começou a notar que as dificuldades que os atores tinham para atuar vinham da vida pessoal, e que não bastava resolver o problema de forma pontual, porque de certa forma, essa dificuldade persistiria e apareceria de outra maneira. Por exemplo, se a pessoa tinha dificuldade para se concentrar, decorar textos e guardar marcação de palco, na vida particular era alguém que esquecia compromissos e datas.


Porém, os problemas não se limitavam ao meio artístico. "Ficou claro que estes problemas eram universais, presentes em qualquer área e profissão. Toda dificuldade que possuímos profissionalmente precisa ser trabalhada a partir do aprimoramento pessoal. O lado técnico tem uma limitação, a pessoa não", resume.

Em virtude disso, Calixto desenvolveu uma metodologia de desenvolvimento pessoal tendo como principal objetivo potencializar o desempenho comportamental de cada líder e colaborador.

Para buscar resolver essa questão, criou um método de técnica teatral batizado de "Cultura de Humanização para Alta Performance".

"Os resultados começaram a surgir quando o desenvolvimento dos estados emocionais fortalecedores, como a confiança, segurança, naturalidade, serenidade e tranquilidade começaram a ser usadas no dia a dia, aumentando a capacidade de analisar, se expressar e transformar. Com isso, as pessoas conseguem ser elas mesmas em qualquer situação, adaptando o seu capital intelectual à necessidade do momento", conclui.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira trabalho teatro coaching