Técnica Pomodoro ajuda a administrar seu tempo

Técnica Pomodoro

Foto: Tomas Rodriguez/Corbis

Nós, mulheres, somos quase sempre multitarefadas. Atendemos ao telefone, escrevemos um relatório, lembramos do e-mail que deveríamos ter respondido pela manhã e conversamos com as colegas no Facebook. Mas não precisa ser um gênio para saber que isso é improdutivo. Quer uma ajuda? A técnica Pomodoro promete manter sua concentração e otimizar seu tempo!

Inventada pelo italiano Francesco Cirillo, no fim dos anos 80, a técnica foi inspirada nos cronômetros antigos em forma de tomate. Daí veio o nome, já que "pomodoro" em italiano, significa "tomate". O conceito é simples e consiste em fazer pequenas pausas, de cerca de 5 minutos, a cada um pomodoro, que equivale a 25 minutos. A cada 4 pomodoros faz-se uma pausa mais longa, em torno de 15 a 20 minutos.

Durante cada pomodoro deve-se eleger uma tarefa a ser trabalhada no próximo período. A intenção é o foco, evitando ao máximo as distrações. Se a tarefa se estender além do prazo estipulado, faça a pausa do mesmo jeito e recomece.

O administrador de tempo Christian Barbosa explica porque o método faz a diferença: "Como nossa produtividade começa a cair depois de 50 minutos de concentração, pesquisas indicam que as pausas são fundamentais para manter o foco".

Mulheres X Concentração

Barbosa afirma que as mulheres costumam acumular alguns problemas a mais quando o assunto é concentração: "Mulheres têm dificuldade em dizer ‘não’ e assumem tarefas que não são delas, amontoando sua própria agenda. Além de serem multitarefadas e perderem muito mais tempo diluindo os esforços".

Sem falar que as mulheres reservam pouquíssimo tempo para cuidar delas próprias e vivem abdicando desses momentos em prol de marido, casa, filhos, etc. Esse processo, quando mantido constantemente por muito tempo, causa bastante estresse, diminuindo a capacidade de concentração nas coisas.

"Outro erro recorrente é não saber utilizar as ferramentas que se possui. Ao invés de colocar cada tipo de tarefa em um lugar, eleja um software que se conecte com o e-mail, o celular, o tablet, etc., para que fique fácil visualizar quanto tempo você já tem ocupado na agenda e não se sobrecarregar", recomenda Barbosa.


"Pomo Time"

Existe inclusive um aplicativo chamado "Pomo Time" (disponível para algumas versões do Windows), que ajuda a controlar quanto tempo você vai dedicar a cada tarefa! O ideal, na verdade, é você observar por quanto tempo consegue manter a concentração em uma tarefa, que será entre 40 minutos e uma hora, e adicionar alarmes no próprio celular para fazer pausas de acordo com suas necessidades.

Quer uma dica? Mantenha o ambiente visualmente organizado, com um fundo de tela sem muitos ícones para ficar mais fácil focar em uma coisa só.

Regule suas redes sociais para que não deem avisos sonoros e/ou visuais cada vez que alguém comentar alguma coisa. Se isso te interromper o tempo todo, nem toda a concentração do mundo vinga. "É possível ter mais tempo. Só precisamos aceitar que temos um problema e adotar um método para melhorar", aconselha o administrador.

Por Juliany Bernardo (MBPress)

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