Teatro empresarial

Teatro empresarial

Foto Divulgação/ Peças - Duas opções e uma só escolha (Segurança) e Reciclando Idéias

Quebrar a rotina abre a mente e nos faz pensar como conviver melhor com as pessoas. Algumas empresas já perceberam isso e incentivam a pausa criativa não só com dinâmicas e palestras motivacionais, o teatro também é uma boa forma de treinar e motivar os colaboradores.

“Através da diversão se estimula uma nova postura das pessoas e desperta a atenção para várias questões que acontecem na frente delas. O teatro é didático e facilita a compreensão”, explica Alexandre Camilo, diretor do Projeto Empresa (Cia de Teatro Era Uma Vez).

Esse recurso é bastante usado principalmente em grandes empresas ou indústrias, quando se precisa falar com muita gente. É mais eficiente que um vídeo, por exemplo, quando se fala de segurança, saúde e meio ambiente, quesitos muito trabalhados na comunicação interna.

“Usamos recursos visuais e fazemos com que as pessoas participem. Na semana do Meio Ambiente, por exemplo, usamos a performance Reciclando Idéias. Montamos um túnel escuro para demonstrar a degradação do planeta terra, as pessoas sentem na pele os prejuízos ambientais em contraste com um ambiente limpo ao final do caminho”, explica Camilo.

Na questão da segurança, o projeto opta por encenar situações e inserir os colaboradores no contexto da apresentação, uma forma de chamar a atenção para os acidentes. Em uma grande indústria da cidade de Cubatão, alguns espetáculos são usados quando a empresa contrata cerca de 300 funcionários terceirizados ao mesmo tempo, para um trabalho intenso de reparo e manutenção de equipamentos.

“É a melhor forma de alertar e conversar com essas pessoas que não participam do cotidiano da empresa. Os resultados são excelentes”, comenta Amanda Ribeiro, organizadora.

Com grupos menores, Camilo recomenda uma intervenção, que pode ocorrer em horários de almoço, ou no meio da tarde, uma forma bem humorada para tornar o cotidiano mais divertido. “Mesclar um trabalho técnico com tanta arte nos faz crescer e observar as coisas com olhos mais lúdicos”, depoimento da empresa Fosfertil.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: carreira motivação trabalho