Talento à prova de crise

Talento à prova de crise

Divulgação

"Quem tem talento não tem crise". É com essa frase que Leila Navarro resume o seu último livro, obra que faz uma viagem pelo autoconhecimento para entender, enfrentar e claro, vencer os desafios quando a tensão reina e o colapso é geral.

Em "Talento à prova de crise" (Thomas Nelson Brasil, 2009), a consultora indica que é preciso conhecer as próprias habilidades e potencializá-las ao máximo, se transformando em empresário do talento. "Quem não aprender a fazer isso não vai superar uma diversidade", sentencia.

Segundo Leila, é preciso ainda que esse talento tenha um propósito e seja envolvido com uma missão. "O que dá ânimo e gana para lutar é ter uma causa. E essa causa precisa ter relação com o talento de cada um". Apenas assim a pessoa para de depender dos outros (e da causa dos outros) para crescer. "Apenas se reconhecendo e reconhecendo a própria missão e objetivo é possível se motivar".

Leila usa o autoconhecimento como a grande sacada. "É por meio dele que virão autoconfiança, autoestima, automotivação, autorregulação e autoconsciência. É ele que fará o sujeito ser cúmplice e compromissado consigo mesmo, criando a própria realidade. Sabendo quem sou, conhecendo meus limites, posso me motivar a superá-los, respeitando a mim e ao outro", explica. O livro traz casos e histórias vividas pela própria autora, além de testes para ajudar o leitor a ser armar emocionalmente para os momentos em que o universo não conspira a favor.

A palestrante motivacional e comportamental usa o aquecimento global para exemplificar suas teorias. "A gente não pode chorar porque está muito quente ou porque não para de chover. Precisamos nos adequar à situação e fazer o possível para melhorá-la", diz. E é nessa mudança que mora a base do talento. "Nem tudo é controlável. Mas é preciso saber se modernizar, saber aquilo que podemos mudar e efetivamente realizar essas mudanças. Ficar parado em casa, assistindo o mundo se transformar, não leva ninguém a lugar algum".


E Leila mesmo muda. Se desafia. Para o lançamento desse livro, por exemplo, preparou um show stand up comedy. "Se acomodar com o próprio talento também é errado. É preciso ser versátil, melhorar. E se divertir, claro." O show vai acontecer na Livraria Cultura do Bourbon Shopping (Av. Turiassú, 2100), em São Paulo, hoje, dia 23 de outubro, das 19h30 às 21h30.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente