Sua empresa também pode ser cidadã

Ser uma empresa com responsabilidade social traz grandes vantagens que podem ir desde a redução de impostos, até a valorização de seus produtos e serviços, por ter sua imagem associada às ações sociais. Não importa se a ação será pequena ou grande, o importante é criar a cultura e a consciência da responsabilidade social dentro da empresa com colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Veja algumas ações que estão ao alcance de sua empresa:

- Estabeleça com seus fornecedores diretos e indiretos um envolvimento com atividades de caráter social, estimulando doação de produtos e serviços, financiamento de atividades culturais, recuperação de instituições sociais e participação de campanhas.

- Procure mapear as instituições sociais, hospitais e escolas instaladas na região da sua comunidade e contribua com a doação de livros e recursos didáticos, medicamentos, reforma das instalações, financiamento de atividades culturais.

- Envolva os funcionários e permita que eles possam doar uma parte de seu tempo, durante o horário de expediente, para visitar hospitais, asilos, ou executar trabalhos voluntários em creches e outras instituições sociais da região em que a empresa está instalada.

- Procure abrir novos postos de trabalho para as pessoas da área em que a empresa está localizada. Assim a empresa estará colaborando para o crescimento e melhor qualidade de vida da comunidade.

- Adote instituições sociais da região, contribuindo regularmente para a manutenção e crescimento dessas instituições.

- Doe. Não jogue fora móveis, computadores, aparelhos eletrônicos e demais equipamentos usados que estão em bom estado de conservação.

- Não empregue e não mantenha relações de negócio com clientes e fornecedores que explorem a mão de obra infantil.

- Não contrate serviços e nem compre produtos de empresas que agridem o meio ambiente e não têm projetos de preservação ou recuperação de áreas devastadas.

- Contrate pessoas com deficiências e apoie seus colaboradores que estiverem atravessando dificuldades.

- Crie programas de qualificação profissional para jovens e desempregados de baixa renda que vivem na comunidade.

- Crie programas de estágio e treinamento para jovens que buscam sua primeira oportunidade profissional.


- Participe e patrocine eventos esportivos e culturais na sua comunidade.

Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.

Comente