Seis dicas para sua empresa decolar em 2012

Seis dicas para sua empresa decolar em 2012

Não só as pessoas traçam metas para o novo ano. As empresas, de diversos portes e nichos, planejam suas ações para conseguir ampliar (ou, pelo menos, estabilizar) sua atuação nos mercados em que atuam. Para acelerar esse processo em busca de sucesso, seis especialistas na área empresarial elencam dicas que podem fazer a diferença para seu negócio decolar em 2012.

Ampliar investimento em capacitação: ter colaboradores aptos a negociar em outro idioma pode ser um forte diferencial para sua empresa. Além do inglês, o espanhol também possui forte aceitação de diretores e executivos de grandes empresas, já que todos os países da América do Sul, dos quais o Brasil é grande exportador, falam o idioma.

Avalie quanto vale (de verdade) sua empresa: Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, afirma que alguns empreendedores não conhecem o valor real da empresa, enquanto outros acreditam que apenas o ponto comercial possa ser comercializado. Por isso, vale destacar que uma avaliação de quanto vale seu negócio pode ser muito estratégico para fortalecer, ainda mais, sua empresa.

Verdadeiros líderes podem fazer a diferença na sua companhia: baseada em teorias de gestão com mais de cem anos, muitas empresas acabam retardando o crescimento e amadurecimento de suas equipes de trabalho. Roberta Yono Ebina, consultora associada da Muttare, consultoria de gestão, revela que o papel do líder é oferecer desafios aos seus colaboradores de forma a estimular a sua motivação e, ao mesmo tempo, dar sentido aos desafios oferecidos. Fazendo isso, o líder gera um forte vínculo do colaborador com a organização tornando-o cada vez mais comprometido com os resultados a serem atingidos.

Uma marca alinhada com os objetivos da empresa atrai mais clientes: a marca é o ativo mais importante de uma empresa e sua gestão correta tem papel importante no sucesso da organização, pois ajuda na conquista e fidelização de clientes. Segundo Helio Moura, diretor da NewGrowing Design & Branding, agência especializada em construção de marcas, oferecer apenas um produto adequado com uma estratégia de trabalho correta não é mais garantia de estabilidade dos negócios. O ideal é investir na marca e criar valor para a própria identidade é essencial no atual cenário.

Eventos com foco em resultados: na hora de realizar um evento, dois fatores são fundamentais: resultados e relacionamento. Aproveite a ocasião para ampliar seu networking e aumentar as vendas. O evento é uma ferramenta de comunicação que visa alavancar negócios e o próprio relacionamento com o cliente tem esse foco.

Faça das redes sociais uma aliada das pequenas e médias empresas: elas podem ser um fator importante para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, se usadas de forma assertiva. Meriellin Albuquerque, diretora de planejamento da Ato Z Comunicação, destaca que não basta colocar conteúdo, é preciso gerar relacionamento e fazer o monitoramento da marca nestes meios. "As ações precisam seguir a estratégia de negócios da empresa, mas devem ter linguagem que seja apropriada ao canal para que pequenas e médias otimizem suas ações nestes canais de baixo custo", avalia.

Por Livany Salles

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