Réveillon sustentável - festa sem agredir o meio ambiente

Ano novo sustentável economize

Com a proximidade do Réveillon começam os preparativos para a festa de ano novo. Mas, você já parou para pensar no impacto de tudo isso para o seu bolso e para o meio ambiente? De acordo com o Instituto Akatu, cada cerimônia provoca um impacto ambiental extraordinário, com enorme consumo de água, energia e recursos naturais. Só os convidados que viajam de carro ou ônibus para o evento já aumentam a emissão de CO2 (gás carbônico) e, se forem de avião, é pior ainda.

No entanto, é possível comemorar de forma sustentável, sem perder o charme e a alegria das festas de Réveillon:

Lista de compras

Fazendo uma lista de compras, você consegue ter noção mais concreta do que precisa e ajuda a evitar compras por impulso, que sempre levam ao desperdício.

Escolha empresas e fornecedores responsáveis!

Valorize empresas e fornecedores que comprovadamente praticam a responsabilidade socioambiental, que envolve uma gama de valores e práticas, como o respeito às leis trabalhistas.

Cuidado com os utensílios

O primeiro ponto é reutilizar materiais de festas passadas. Além disso, dê preferência aos papéis e embalagens recicláveis, e aos copos, talheres e pratos reutilizáveis. Ao fim da festa, guarde o que for possível e recicle o restante.

Mesa farta e consciente!

Compre apenas a quantidade de comida e bebida que você estima que realmente será consumida. Prefira, também, os produtos cultivados na sua região, pois isso diminui o custo de transporte e o desperdício.

Atenção à decoração

Guarde os enfeites com cuidado e reutilize-os em outras comemorações. Se for comprar itens novos, escolha os artesanais ou feitos a partir de materiais reciclados.

Dispense pacotes de presente

Sugira aos convidados que os presentes venham sem embrulho, que gastam um monte de papel, fita, laço e plástico. De acordo com o instituto, "pacotes de presente precisam desaparecer na transição para a sociedade sustentável do século 21".

Faça doações

No lugar de presentes, peça doações para determinada entidade de sua simpatia e confiança. Essa é uma forma de evitar o consumo desnecessário, o gasto por impulso e ainda oferece à entidade a chance de comprar o que ela realmente precisa!

Por Livany Salles

Fonte: Instituto Akatu

Comente