Redes sociais no trabalho- regras de etiqueta

Veja o que pode e não pode postar no ambiente de trabalho
rede-social-trabalho

Foto - Shutterstock

Em plena era digital, esse assunto ainda é polêmico: pode usar redes sociais no trabalho? Se você é chefe e é contra isso, mais um motivo para se descabelar: acabaram de lançar o WhatssApp Web, a versão para desktop. 

Bom, na verdade, o problema todo não é usar as redes sociais, mas como usá-las. Elas passam a ser um obstáculo quando dispersam a sua atenção do trabalho, além do fato de você usá-las para publicar deboches, fotos comprometedoras e outras coisitas que podem prejudicar sua imagem no trabalho. Veja as regras básicas para o uso das redes sociais no escritório.

Nunca postar fotos sensuais

Essa é a primeira regra, independentemente se você tem o pessoal do trabalho e até mesmo seu chefe nas redes. Isso inclui fotos de biquíni. Pega mal e você ainda pode ficar falada no escritório.

Cuidado com o que fala sobre a empresa

Postar assuntos relacionados ao trabalho pode ser comprometedor, inclusive comemorar que a sexta-feira já chegou! Outra coisa: evite postar fotos em eventos sociais fora do trabalho, principalmente se nem todos foram convidados para a ocasião.

Adicionar o chefe pode?

Pode, desde que você já tenha intimidade para falar com o chefe assuntos que ultrapassem o âmbito profissional. Mas antes, uma dica: verifique se outras pessoas do trabalho têm o chefe na rede. Se não, talvez seja melhor deixar para lá.

Evite assuntos polêmicos

Quem acompanhou as redes na última eleição viu no que deu tanto blá blá blá em volta do resultado e das campanhas. A mesma coisa vale para religião e escolha sexual. Não seria interessante ser muito severo nas suas opiniões, nunca sabemos como seus comentários podem ser vistos por aí. Não seja descarado no uso. Por outro lado, é legal sempre mostrar sua opinião, embasada e sólida, sobre os assuntos do dia a dia, sem ser tendenciosa.

Mas pode acessar redes sociais do computador da empresa? 

Uma dica: aproveite que hoje a maioria dos smarthphones dá acesso às redes e use por ali. Evite usar o computador da empresa, principalmente por que tudo o que é escrito fica gravado e o pessoal de Tecnologia pode ter acesso. E outra, não ia ser nada legal seu chefe passar atrás de você e te ver com a cara no Facebook, né?


Por Helena Dias

Comente