Rede social = cartão de visita profissional

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

As mídias sociais se popularizaram no meio profissional. Muitos recrutadores, inclusive, usam os perfis nas redes como critério de contratação, pois ali encontram informações úteis que podem identificar se o candidato atende ou não aos critérios de seleção da empresa.

Por mais informal que pareça, essa realidade vem mudando. O que antes não tinha tanta importância, hoje pode prejudicar o candidato. Por esse motivo, especialistas aconselham utilizar a rede de forma moderada, observando se existe algum conteúdo que possa comprometer a carreira futuramente.

Porém, se uma foto na balada não é atraente para o recrutador, ela não precisa estar inserida em um rede que envolve profissionais, como o LinkedIn. Nesse ponto, especialistas recomendam criar contas separadas: uma para assuntos profissionais e outra para questões mais pessoais, como o twitter ou o facebook, por exemplo. Participar de comunidades relacionadas ao perfil profissional e estabelecer contatos são atitudes benéficas para quem quer um emprego ou busca uma oportunidade melhor.


Quem ainda não acredita no potencial das redes sociais pode estar perdendo ótimas oportunidades. Somente o LinkedIn tem 46 milhões de membros ao redor do planeta e tem representantes de 200 países. Mas não está sozinho, o Eacademy e o brasileiro Indica também estão conectando profissionais e ganhando cada vez mais a aderência de recrutadores e headhunters.

Por Lívany Salles

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente