Quero ser concurseiro!

Quero ser concurseiro

Manter uma rotina de estudos é fundamental para quem busca passar em concurso público. Foto: Dreamstime

A professora de pilates Nadejane da Silva, aos 27 anos, estuda de cinco à oito horas por dia para os concursos do Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Federal. O objetivo é conquistar uma boa colocação no concurso e finalmente conseguir estabilidade e segurança na vida profissional.

Assim como ela, centenas de pessoas se preparam anualmente para disputar uma vaga em concurso público. Uma página na rede social, Facebook, chamada Clube dos Concurseiros, possui mais de 5 mil assinantes. O proprietário é o advogado Waldir Santos, autor do livro Concurso Público - Estratégias e atitudes, que ensina técnicas e métodos de estudos.

Com a concorrência crescente, mais importante do que passar no concurso, é passar com uma boa colocação. Segundo Nadejane, muitas vezes, estudar em casa não é o suficiente, é preciso investir em um bom cursinho preparatório. Além das escolas preparatórias, existem diversos cursos online, oferecidos por sites especializados. O próprio Clube dos Concurseiros, promove grupos de estudos coletivo no Facebook e pequenos cursos online, elaborados por professores capacitados.

Muitas vezes, a vida como concurseiro é longa. Nadejane está há quatro anos tentando sua colocação. Segundo ela o mais importante é estar focado e pensar bem na vaga que deseja, pois é preciso estar feliz no novo emprego, caso seja aprovada.

Altos salários vêm acompanhados de uma maior procura e uma quantidade maior de matérias para estudar. Para Nadejane, é fundamental começar os estudos antes da publicação do edital, pois geralmente as provas acontecem poucos meses depois de anunciadas. "E na hora de estudar, aconselho dividir o tempo em uma hora para cada disciplina", diz.

Se você está cansado de pular de galho em galho no mercado de trabalho, em busca de salários e condições melhores, o concurso público pode ser a solução, mas é importante lembrar que as vantagens não vem acompanhadas de facilidades.


Há quatro anos, Nadejane se divide entre estudar em casa, frequentar cursinhos, estar bem informada do que acontece no mundo e dar aulas de Pilates para se sustentar. O prêmio ainda não chegou, mas isso não significa que a professora deixará de acreditar no seu sonho. Para ser um concurseiro de sucesso é preciso manter o foco e dedicação sempre.

Por Mariana Benjamim

Comente