Quatro atitudes que comprometem sua carreira

Quatro atitudes que comprometem sua carreira

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Europeu de Liderança e Gestão revelou que homens são mais confiantes do que as mulheres quando o assunto é carreira. Mas não é só falta de autoconfiança que nos atrapalha. Especialistas em coaching listam quatro atitudes que comprometem sua carreira.

Segundo pesquisas, metade das gestoras mulheres admitem que sentem dúvidas em relação à sua performance na carreira, mas apenas 31% dos homens tem esse mesmo tipo de sentimento. Independentemente da idade, os homens realmente saem na frente no quesito autoconfiança. Enquanto apenas 50% das mulheres têm essa percepção, o número para os homens é 70%.

À luz dos resultados das pesquisas e de suas longas jornadas como coaching, as especialistas em liderança Jill Flynn, Kathryn Heath e Mary Davis Holt listaram para o site da revista Harvard Business Review as quatro atitudes que atrapalham a carreira das mulheres:

Se misturar à multidão: Algumas mulheres fazem de tudo para não chamar a atenção. Elas não fazem perguntas e evitam fazer comentários em reuniões ou em elevadores por insegurança. Isso pode atrapalhar uma possível promoção.

Excesso de modéstia: Os homens mostram ter maior facilidade em tornar público o seu crédito por algum projeto de sucesso. Mulheres parecem acreditar que suas realizações devem falam por si e não se esforçam tanto para ganhar os louros das vitórias. Apesar de a modéstia ser uma característica bacana, é ingênuo acreditar que seu chefe, seus clientes ou colegas de trabalho irão reconhecer suas realizações se você estiver fora do radar.

Não pedir: Mulheres costumam perder promoções porque não se promovem e não pedem mais responsabilidade aos seus gestores. Pode parecer arriscado, mas não tem outro jeito. Não pedir significa que você pode perder a chance de ganhar um cargo maior.


Permanecer em silêncio: Não é fácil ganhar a palavra durante reuniões, especialmente quando muitas pessoas disputam a atenção. Mas deixar de fazer seu comentário quando você tem algo relevante a dizer é perder a chance de entrar no jogo. Deixar o seu ponto de vista durante importantes discussões é essencial para sua carreira.

Por Catharina Apolinário

Comente