Projeto pessoal pode te ajudar na carreira

Ter projetos pessoais pode te ajudar a melhorar no trabalho
projeto-pessoal

Foto - Shutterstock

Aproveitar o seu tempo livre para pôr em prática projetos pessoais pode te fazer mais feliz e produtiva, além de fazer bem para a sua saúde - e isso reflete diretamente no seu trabalho.

Uma pesquisa realizada pelo professor de psicologia de São Francisco Dr. Kevin Eschleman, juntamente com outros especialistas, mostrou que aqueles que mantinham algum tipo de hobby criativo apresentavam uma maior probabilidade de serem mais úteis, eficientes e criativos dentro do ambiente de trabalho.

"Atividades criativas podem proporcionar experiências valiosas de domínio e controle, mas também pode fornecer aos funcionários experiências de descoberta que influenciam de forma única os resultados relacionados ao desempenho", diz ele.

Te falta tempo?

A maioria das pessoas não consegue manter um hobby pelo simples fato de "faltar tempo". Mas o tempo é uma questão de prioridades e organização. No começo você pode achar que não há como encaixar essa nova atividade na sua rotina, mas vendo os benefícios que ela pode trazer na sua vida como um todo, com certeza ela vai acabar naturalmente entrando no seu planejamento diário.

Pense em algo que você goste muito ou que gostaria de aprender: tocar piano? Criar um blog? Estudar outra língua? Fazer artesanato? Vale qualquer coisa.

Comece pequeno, e divida o seu novo projeto em partes, se necessário. Já foi comprovado cientificamente que você sentirá mais aquele sentimento de "dever cumprido" se terminar pequenos trabalhos do que fazer apenas um grande e único. E evite focar no futuro (isso só vai te deixar ansiosa): faça ao seu tempo. Você já tem estresse demais durante o dia!

É importante se lembrar também de não se cobrar tanto, afinal isso é para ser algo prazeroso e relaxante e não o seu segundo trabalho!


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: projeto pessoal